segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Moeda chinesa em desvalorização pode impactar mercado da soja

 

                                                            Divulgação

Veja a análise de mercado na íntegra
Por:  -Aline Merladete

Alguns fatores deverão marcar a semana no mercado da soja, segundo especialista da Grão Direto, Ruan Sene, como a abertura da janela de plantio. Paraná abrirá para plantio de soja dia 11/09/2023, enquanto Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo também terão janelas abertas essa semana, dia 16/09/2023. O clima do Brasil também vai inlfuenciar. Com a janela de plantio se aproximando, o clima se reforça como centro das atenções. A partir do dia 11/09/2023 abre-se a janela de plantio no Paraná, que acompanha previsão de chuvas para os próximos 7 dias, variando entre 45 a 70 mm. Positiva para as novas lavouras, as chuvas levantam preocupações sobre o “Tempo de espera” no porto de Paranaguá.



Clique aqui e acesse as cotações da soja.


Produção Norte-americana: essa semana será divulgado relatório de oferta e demanda pelo USDA, no próximo dia 12, trazendo números sobre a dimensão da safra americana. O último relatório trouxe uma expectativa de produção de 114,44 milhões de toneladas, que provavelmente será reduzida, em função da redução das lavouras em condições boas e excelentes de 58 para 53% em relatório divulgado semana passada. O mercado espera redução de até 1,3 milhões de toneladas. Na contramão desse cenário, a melhora do clima na região do cinturão pode beneficiar as lavouras e trazer boas perspectivas no futuro.


Moeda chinesa atinge seu patamar mais baixo em relação ao dólar desde novembro de 2022. Sem entrar no mérito das causas dessa derrocada, se o  Yuan continuar nesse ritmo de desvalorização, a China, que ainda não está toda coberta para seu volume de soja, terá problemas para originar tanto no Brasil quanto nos EUA. Esse cenário surge em meio a ótimas expectativas de exportação. Segundo estimativas da ANEC, para este mês são esperados números significativos de exportação, na ordem de 7,3 milhões de toneladas de soja. Relatório da SECEX, divulgado esta semana,  trará a resposta.


Alta do petróleo. Petróleo do Brent, negociado na bolsa de Nova York, atingiu o patamar de 90 dólares o barril. Para um FED que vem lutando contra a inflação, uma alta dessa magnitude em um ativo que está presente na base de toda a cadeia produtiva é de se preocupar. O petróleo é inflacionário e isso poderá afetar as futuras decisões sobre a taxa de juros americana.


Dólar. Diante das incertezas globais, aversão a risco e na iminente decisão sobre a taxa de juros americana que ocorrerá na próxima semana, lembrando que pressionada pela alta do petróleo, o dólar poderá ter uma semana de valorização frente ao real.


Por fim,  Ruan salienta que de acordo com os fatos mencionados, a soja em Chicago poderá apresentar uma semana positiva, o mercado físico brasiliero poderá seguir a mesma tendência, porém com os futuros sofrendo pressão de baixa. 

Nenhum comentário: