quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Confira a reestimativa da safra de citrus

 

                                                            Canva


As chuvas abundantes e o clima ameno no início do ano resultaram em frutos mais pesados

Por:  -Leonardo Gottems


A reestimativa da safra de laranja 2023/24 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada pelo Fundecitrus em setembro de 2023, confirma a projeção inicial de maio, mantendo o volume estimado em 309,34 milhões de caixas. A região do Triângulo Mineiro contribuirá com cerca de 27,44 milhões de caixas. O ano apresentou chuvas acima da média de janeiro a abril, seguidas por uma estação seca de maio a agosto, resultando em uma distribuição irregular de chuvas. No entanto, o volume total de precipitação até o momento está próximo da média climatológica, com uma variação de apenas 0,35%.



As chuvas abundantes e o clima ameno no início do ano resultaram em frutos mais pesados nas variedades precoces, levando a uma revisão positiva da estimativa para essas variedades. No entanto, a falta de chuvas entre maio e agosto prejudicou as laranjas da variedade Pera, levando a uma revisão ligeiramente para baixo do peso médio previsto. Além disso, a colheita antecipada da Pera significa que parte da safra não se beneficiará das chuvas previstas na primavera. A redução na estimativa da Pera é compensada pelo aumento na produção das variedades precoces, mantendo o valor total da safra inalterado.


“A colheita chegou a 37% da produção em meados de agosto, evidenciando um ritmo mais acelerado em comparação com o ano anterior, que, nesta mesma época, estava em 30%. A colheita das variedades precoces Hamlin, Westin e Rubi alcançou 95%, enquanto a das outras precoces, 86%. A variedade Pera Rio é a que está mais adiantada e já soma 33%, em comparação com os 21% do ano passado. As variedades tardias, Valência e Valência Folha Murcha, estão em 4%, enquanto a variedade Natal registra 5% de colheita”, diz o Fundecitrus.

Nenhum comentário: