segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Influenza está quase cinco vezes mais letal que a Covid-19 em MS

 



Por André Bento


Dados da Secretaria de Estado de Saúde detalhados no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (24) mostram que a Influenza está quase cinco vezes mais mortal do que a Covid-19. 


Considerando o recorte estatístico dos sete dias recentes, embora a média de vidas perdidas das duas doenças esteja igual, em 2,3, a taxa de letalidade da gripe foi de 11,5%, ante 2,5% do novo coronavírus.


Em decorrência do subtipo gripal H3N2, Mato Grosso do Sul teve 244 hospitalizações desde o final de 2021 e nesse mesmo intervalo de tempo amargou 28 óbitos atribuídos à doença. 


Já a Covid-19, cuja pandemia decretada em 2020 já resultou em 392.408 diagnósticos em território sul-mato-grossense, custou nesse período 9.759 vidas. 


Ainda no dia 5 de janeiro, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, fez um apelo público para que sul-mato-grossenses adotem medidas de prevenção diante das ameaças provocadas pelos vírus respiratórios causadores da Covid-19 e da Influenza. (relembre)


“Observamos no mundo, no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul muitas pessoas com sintomas respiratórios, coriza, febre, dor de garganta, imediatamente após viajarem ou confraternizar. É muito importante que essas pessoas procurem a unidade de saúde e testem para ver se estão com Covid e se isolem para não disseminar a doença”, afirmou durante live transmitida nas redes sociais do Governo de Mato Grosso do Sul. 

Nenhum comentário: