sábado, 15 de janeiro de 2022

Covid-19: OMS recomenda dois novos medicamentos para o tratamento da doença

 

                                            © Pixabay OMS recomenda dois novos medicamentos para o tratamento da Covid Pixabay


IstoÈ Dinheiro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as orientações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da Covid-19.


O Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da Organização recomendou o baricitinibe para indivíduos em estado grave ou crítico da doença. A recomendação também inclui o uso do anticorpo monoclonal sotrovimable para pacientes que não apresentam quadros clínicos graves.


O baricitinibe, utilizado no tratamento de artrite, é conhecido pela capacidade de regular o processo de inflamação do organismo. As informações são da CNN Brasil.


Evidências científicas sobre a utilização do baricitinibe associada a outros recursos, como corticoides, mostram que o medicamento pode contribuir no controle da inflamação, reverter quadros graves da doença e reduzir a necessidade de ventilação.



A OMS desaconselha o uso de outros dois medicamentos (ruxolitinibe e tofacitinibe) para pacientes com Covid-19 grave ou crítica, devido a pouca evidência sobre o benefício dos fármacos para a doença.


O uso do sotrovimable é indicado apenas para pessoas com maior risco de hospitalização. O anticorpo monoclonal imita a capacidade do sistema imunológico de combater o novo coronavírus.


O medicamento é de uso restrito em hospitais e não pode ser vendido em farmácias e drogarias. A dose recomendada é uma dose única de 500 mg, administrada de forma intravenosa.


A OMS é contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 independente da gravidade da doença.

Nenhum comentário: