Por G 1
Mais de 9 milhões de brasileiros já se cadastraram em um sistema para tentar impedir o recebimento de ligações de telemarketing - mas as reclamações continuam.
Quantas vezes por dia você recebe chamadas de empresas de telemarketing oferecendo produtos ou serviços que não te interessam? O eletricista Diego Ramiro Monteiro contou: “Eu recebo, em média, 15 a 20 ligações por dia”, reclama. Mas dá para perder as contas.
Para se livrar das chamadas indesejadas, 9,5 milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma "Não Me Perturbe". Mas muitas empresas continuam perturbando o microempresário Gabriel de Borba.
“Tu vai lá e diz: ‘Não quero receber ligações da operadora tal’. E tu recebe ligações da operadora tal”, conta Gabriel.
O sistema foi criado pelas próprias empresas de telefonia em 2019 para tentar impedir excessos. Quem entra no site, pode pedir para não receber chamadas de operadoras de telecomunicação e de bancos.
“Nós garantimos que a plataforma cumpre os seus objetivos e, caso haja qualquer sinal de que aquele número recebeu uma ligação realmente indevida após o cadastro, pode reclamar na plataforma que nós vamos tomar todas as medidas”, afirma Natasha Nunes, dir. Adm. Jur. Tributária da Conexis Brasil.
O Gabriel decidiu bloquear, também, os números de telemarketing direto no celular. A lista já tem 46 até agora. Todo dia aparece um novo.
“A partir do momento que eu atendo uma vez e eu digo que eu não quero, não precisa me ligar mais 10 vezes, 20 vezes. Eu já disse que eu não quero”, diz Gabriel Borba.
O telefone toca, você para o que está fazendo e atende. E aí o outro lado tenta te convencer a trocar de plano de operadora, pegar um empréstimo ou até faz uma cobrança indevida. Coisas que você não pediu, não tem interesse em adquirir. Seria mais ou menos como estar passando em frente a uma loja na rua e o vendedor tentar te convencer a qualquer custo a entrar e comprar um produto. O problema é que, quando esse tipo de abuso acontece por telefone, ainda faltam medidas para impedir.
“Essa prática de ligações indesejadas é absolutamente abusiva e causa diversos prejuízos ao consumidor. Esses prejuízos são tanto subjetivos, por se tratar de uma postura assediosa pela sua repetição, e esses prejuízos também são objetivos, porque, às vezes, as pessoas deixam de atender telefonemas com oportunidades de trabalho por receio de serem essas ligações indesejadas”, afirma Camilla Contri, advogada do Idec.
Para tentar facilitar a identificação desse tipo de chamada, a Anatel estabeleceu que as ligações de telemarketing vão ter que usar o código 0303. As operadoras de telefonia móvel têm até março para se adequar e as telefone fixo, até junho.
“Eu me sinto invadido, porque eu percebo que o meu número, que seria algo mais confidencial, ele está espalhado por aí”, diz o engenheiro eletricista Diego Ramiro Monteiro.
A Anatel afirmou que tem cobrado das operadoras medidas para evitar o descumprimento das regras e maior transparência sobre a resolução das reclamações.
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