Em novembro, Governo do Estado anunciou mudanças em alíquotas e ampliação de isenção
Proprietários de automóveis em Mato Grosso do Sul podem aproveitar 15% desconto no IPVA veiucular se pagarem à vista até 31 de janeiro.
Quem não puder realizar o pagamento, pode parcelar o imposto em até seis vezes, começando em janeiro e indo até maio. No caso de parcelamento, há acréscimo de juros.
Em novembro deste ano, o Governador Reinaldo Azmbuja (PSDB) anunciou redução na alíquota do imposto a ser cobrado de carros de passeio e caminhões para 2022.
De acordo com anúncio, carros de passeio passaram de 3,5% para 3%, caminhões de 2% para 1,5%, e as motocicletas tiveram alíquota estável em 2%.
Com o aquecimento do mercado de veículos neste ano e aumento dos valortes praticados, projeções estimavam que o imposto poderia ficar até 20% mais caro para sul-matogrossense.
Outra mudança é a diminuição da isenção por tempo de fabricação. Veículos de 2002 a 2006 que deveriam pagar IPVA estão isentos a partir de 2022. Com isso, o prazo de vida de automóveis para aproveitarem o benefício passa para 15 anos e não mais 20 anos.
Outra anistia anuciada como novidade para o ano novo é a isenão do imposto e licenciamento de motos acima de 162 cilindradas com dívidas até dezembro de 2021, valendo somente para quem pagar IPVA e licenciamento de 2022.
Veículos com dívidas de até 2 mil reais até 231 de dezembro de 2016 também poderão ser anistiados em caso de pagamento dos débitos de 2022.
Para emitir os boletos referentes ao imposto é possível emití-los pelo site: https://www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário