sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Comitê de agência americana recomenda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 da Janssen

 


Imunizante é aplicado em regime de dose única. Dose 'extra' poderá ser aplicada após dois meses da primeira aplicação para adultos nos EUA.

G1

Um comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) recomendou nesta sexta-feira (15) uma dose de reforço para a vacina da Janssen contra a Covid-19.


O imunizante, desenvolvido pela braço de vacinas da farmacêutica Johnson & Johnson, é aplicado em regime de dose única. A recomendação é que a "dose extra" seja aplicada com um mínimo de dois meses após a primeira.


A recomendação do comitê independente não é definitiva, e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue à risca.


Se a FDA aprovar o reforço da Janssen, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) fará recomendações específicas sobre quem poderá recebê-la.


Reforço no Brasil

No fim de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que a farmacêutica informasse sobre a necessidade de dose de reforço ou de revacinação do seu imunizantes contra a Covid-19.


O objetivo, segundo a Anvisa, era de antecipar informações que permitam avaliar o cenário em torno da necessidade ou não de doses adicionais das vacinas em uso no Brasil


O órgão também informou que pediu que a Janssen agende uma reunião com os técnicos da Agência para discutir dados disponíveis sobre a questão.


O imunizante da Janssen é o único em uso no Brasil que é administrado em apenas uma dose. Ele tem autorização para uso emergencial, aprovado em março.


Nenhum comentário: