sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Comerciante é autuado em mais de R$ 5 mil por pesca irregular

 





Um comerciante de 48 anos, foi autuado por pesca irregular, durante fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental) no rio Aquidauana. 


Equipe da PMA realizava a Operação Hot Point, quando avistou o infrator praticando a pesca em um local denominado Cachoeira do Morcego (ponto proibido para a pesca), localizada no Distrito de Camisão. 


O autor utilizava a “lambada” (Lançamento de garateia, que são anzóis soldados antagonicamente, em meio ao cardume e puxando bruscamente, capturando peixes pelo tronco) que é proibida. 


O pescador já havia capturado quatro exemplares de pescado da espécie pintado e dois da espécie cachara, pesando ao todo 41 kg. O pescado já estava armazenado no veículo Ford Fiesta. 


A PMA identificou três exemplares de peixes da espécie pintado que mediram 61, 66 e 71 centímetros e um exemplar de cachara medindo 76 centímetros, portanto, abaixo da medida mínima permitida por lei, que é de 85 centímetros para a espécie pintado e 83 centímetros para a cachara.


O outro exemplar da espécie pintado media 141 centímetros, portanto, acima da medida permitida, que é de no máximo 125 centímetros. Além disso, o autor ainda havia capturado pescado acima da cota permitida, visto que só poderia abater um único exemplar, conforme as espécies capturadas, o que também é crime. O pescado e o veículo foram apreendidos.



O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde ele está sendo autuado em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. 


O comerciante também foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.820 pela PMA.


O pescado será doado para instituições filantrópicas, após periciado.

Nenhum comentário: