sábado, 10 de julho de 2021

Suspeito de ser pistoleiro de Fahd Jamil, morre em confronto em SC

 



Uma troca de tiros ocorrida em Florianópolis, capital de Santa Catarina,  terminou com a morte de Thyago Machado Abdul Ahad, de 36 anos, investigado pela Operação Ormetà como pistoleiro do grupo criminoso liderado por Fahd Jamil, o “Fuad”. O confronto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 09 de julho. O suspeito estava foragido de Mato Grosso do Sul pelos crimes de homicídio e organização criminosa. Em junho do ano passado ele foi alvo do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), em Ivinhema, que teve apoio da Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina.


Segundo apurado pela reportagem do site Campo Grande News, o confronto se deu com equipes da CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da Polícia Civil de Santa Catarina. Detalhes ainda não foram divulgados pela polícia.


Conhecido como “Thyaguinho”, o suspeito era procurado pela força-tarefa que investiga execuções em Mato Grosso do Sul desde a terceira fase da operação, realizada em junho do ano passado. Antes disso, ele já era foragido da Justiça sul-mato-grossense por assassinato durante briga Ponta Porã.


Natural de Ponta Porã, ele é da família de Fahd Jamil e Flavio Correia Jamil Georges, o “Flavinho”, ambos também investigados pela Ormertà. Thyago é apontado como um dos pistoleiros do grupo de extermínio liderado pelos parentes da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Juntos, os três respondem a dois processos oriundos da força-tarefa.


Nas investigações foi relacionado também como ex-pistoleiro de Jorge Rafaat Toumani, que foi executado em 2016, além de possível executor de Orlando Fernandes, conhecido como Bomba, e Cláudio Rodrigues de Souza, o Meia-Água, morto em São Paulo.


Em Campo Grande, as buscas por Abdul Ahad resultaram na abordagem a Flavio Correia Jamil Georges, em abril de 2019. Na data, a DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) recebeu informações de que Thyago estava em Campo Grande com a mesma caminhonete que circulada em Pedro Juan Caballero.


A denúncia levou as equipes até uma padaria, onde foram parados “Flavinho” e outros três homens. O episódio, segundo depoimento feito à Justiça, levou a remoção do delegado responsável pela delegacia Carlos Delano e revelou a influência dos investigados na operação dentro da polícia do Estado.

Nenhum comentário: