terça-feira, 6 de julho de 2021

Quem escolher vacina poderá ir para o fim da fila em Mato Grosso do Sul

 



Secretário de Saúde informou que proposta será apresentada em reunião


Glaucea Vaccari

Pessoas que se recusarem a tomar vacinas disponíveis por preferirem o imunizante de outro laboratório poderão ir para o fim da fila de imunização em Mato Grosso do Sul.


Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que a proposta para colocar os chamados sommeliers de vacina no fim da fila será apresentada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - que reúne os secretários de saúde dos 79 municípios do Estado.


Resende disse que já orientou os secretários municipais de Saúde para que adotem a medida.


Atualmente, Mato Grosso do Sul aplica vacinas de quatro laboratórios, tendo disponível Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.


Algumas pessoas têm optado por escolher qual vacina tomar, por acreditar que a imunização é melhor, para fugir de reações ou até pelo fato de imunizante ser dose única.


Desta forma, em alguns polos de vacinação, a pessoa chega para se vacinar, mas desiste quando descobre qual é o imunizante que está sendo aplicado no local.


Conforme Resende, as vacinas não podem ser consideradas como se fossem cardápio de restaurante.


“A vacina não é uma roupa que você vai na loja e escolhe, ou uma carta ou cardápio, que escolhe o que vai tomar ou comer”, disse.


“Vacina boa é aquela que se aplica no braço e quem faz isso presta um total desserviço a saúde pública”, acrescentou o secretário.


Resende ressaltou que todos os imunizantes disponíveis passaram por testes necessários para que fossem colocados no mercado, com eficácia atestada e com aprovação de órgãos de controle sanitário.


Caso os municípios decidam por colocar a pessoa que se recusar a tomar a vacina disponível no fim da fila, a pessoa em questão só será imunizada quando a última pessoa dos demais grupamentos for imunizada.


No caso por idade, após a última pessoa a partir de 18 anos tomar a vacina, ou a última pessoa dos demais grupamentos no caso de públicos prioritários.


Em Mato Grosso do Sul, o prefeito de Batayporã, Germino Roz já determinou o fim da fila para os sommeliers de vacina.


"Aquele ou aquela que se recusar tomar a vacina disponível no momento, irá pra o final da fila. A vinda de vacinas para Batayporã nos anima e da motivação. Seja qual for a vacina, quando chegar a sua vez, vacine-se", disse o prefeito no Facebook.


Em Chapadão do Sul também já está sendo adotada a medida. Pessoas que se recusam a tomar a vacina disponível devem assinar um termo de recusa e responsabilidade, onde está ciente de que irá para o fim da fila de imunização.


 

Conforme dados do Vacinômetro, o Ministério da Saúde já encaminhou para Mato Grosso do Sul, 2.002.825 doses de Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. 


Destas, 1.809.486 já foram aplicadas, sendo 1.207.438 como primeira dose, 495.716 como segunda dose e 106.332 como dose única.


A "punição" para quem escolher ou recusar determinada vacina visa coibir esse tipo de ação, que atrapalha o andamento da vacinação e o atingimento da chamada imunidade de rebalho, que é quando 70% da população de um local está imunizada.


A medida de empurrar para o fim da fila já é adotada em outros estados e cidades do Brasil.

Nenhum comentário: