quinta-feira, 15 de julho de 2021

Parceria quer ampliar irrigação por energia solar

 



Empresa vai oferecer treinamentos técnicos para a ampliação das tecnologias
Por:  -Eliza Maliszewski


Com foco em fortalecer a agricultura em países em desenvolvimento, por meio do fomento de iniciativas de transferência tecnológica, focadas em pequenos e médios produtores, ajudando a disseminar técnicas modernas da agropecuária brasileira em outras regiões foi criado o Centro Internacional de Transferência Tecnológica Agropecuária (Ciitta). 



O intercâmbio tecnológico e cultural promovido pelo Ciitta estabelece uma relação entre o Brasil e países das regiões da África e da América Latina e Central. Para que isso seja possivel, o centro conta com a colaboração de diversas empresas especializadas em diversos setores ligados à agropecuária, abrangendo todas as fases envolvidas no setor, da produção ao processamento de alimentos e a sua comercialização.


Uma das parceiras mais recentes é a brasileira a Valmont. Engajada no oferecimento de treinamentos especializados em irrigação e energia solar, a empresa poderá aproveitar a proximidade com a sede do centro já que ambas estão localizados em Uberaba (MG).


Existe muito espaço para a participação da empresa nos projetos que visam ao crescimento dos sistemas produtivos na África. Um desses projetos poderá ter a Nigéria como alvo. O Ciitta é responsável pelo treinamento e qualificação de profissionais envolvidos no projeto Green Imperative, o maior projeto agrícola em desenvolvimento no continente africano. Com perspectivas de gerar 5 milhões de empregos e movimentar até US$ 10 bilhões em 10 anos, o Green Imperative está fazendo uso da tecnologia brasileira para transformar a realidade e o dia a dia dos produtores nigerianos.


"A nossa participação terá relação com o treinamento voltado para a melhor utilização dos equipamentos de irrigação e projetos que envolvam energia solar. A irrigação será uma parte muito importante nesse contexto, por isso, podemos contribuir para o fornecimento, não só da melhor tecnologia do mercado no que diz respeito à agricultura irrigada, mas também da capacitação que garantirá os melhores resultados na utilização dessa tecnologia", aponta o diretor de Desenvolvimento de Rede e Marketing da Valmont Brasil, Jonas Proença


Ainda neste processo, recentemente, a empresa instalou um pivô central de irrigação movido 100% a energia solar no deserto do Sudão.

Nenhum comentário: