sexta-feira, 23 de julho de 2021

Odontomóvel gratuito percorre escolas de Campo Grande para tratamento da saúde bucal

 



Em busca ativa por pacientes, atendimento odontológico é disponibilizado à população campo-grandense


Dois odontomóveis, que são clínicas odontológicas itinerantes, percorrem Escolas Municipais Infantis (EMEIs) de Campo Grande para atendimento odontológico da população infantil sob autorização dos pais. 


São realizados atendimentos de prevenção, promoção de saúde, escovação, aplicação de flúor e atividades educativas. O atendimento é gratuito e a realização é da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).



A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) ainda não tem o cronograma de escolas a serem percorridas.


Caso o quadro seja mais delicado, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamento dos dentes. 


Periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, estomatologia, pacientes com necessidades especiais, radiologia e odontopediatria são as especialidades executadas em CEOs.


Os CEOs estão localizados nos bairros Nova Bahia, Silvia Regina, Guanandi, Cidade Morena, Universitário, Caic, Santa Emília, Estrela do Sul e região central.


Busca ativa

Equipes da PMCG fazem busca ativa por pacientes para tratamento odontológico. 


Agentes Comunitários de Saúde (ACS) visitam as casas dos pacientes para realizar agendamento prévio, de acordo com a vulnerabilidade do paciente. 


O objetivo é priorizar pacientes em situação de vulnerabilidade dentro da cavidade oral. Os casos mais complexos são priorizados.


A dentista Karina Aiko Miyashiro Haranaka diz que a prioridade é atender casos urgentes. 


“Uma boa prevenção pode evitar uma perda de dente, por exemplo, que pode causar vários outros problemas. Ou ainda uma urgência que pode se tornar um canal, porque são procedimentos mais invasivos, dolorosos”.


A coordenadora da Rede de Atenção Odontologia, Bruna Peró, elogia as medidas tomadas pela Prefeitura para aperfeiçoamento do atendimento clínico odontológico.


“A cadeira sobe mais rápido, a luz tem um foco melhor, hoje são em led. São detalhes que fazem total diferença no dia a dia. Otimiza e melhora a qualidade do serviço para o usuário. Tudo é pensado no sentido de dar mais qualidade ao atendimento”.


Nenhum comentário: