quinta-feira, 15 de julho de 2021

Milho internacional: Vietnã reduzirá tarifa de importação

 



Traders alertaram que a mudança estava em discussão há semanas sem decisões firmes
Por:  -Leonardo Gottems

O Vietnã pretende tirar tarifa de importação de trigo e reduzir a de milho, sendo esse o principal destaque no mercado internacional neste meio de semana, de acordo com informações que foram divulgados pela TF Agroeconômica. O milho entregue nos portos do sul do Vietnã foi oferecido a US $ 295 / t para agosto, enquanto os carregamentos de setembro foram cotados a US $ 302,20 / t CIF Hai Phong no norte do país. 



“Traders do país ouviram a notícia de que o governo está cogitando cortar a tarifa de importação do trigo e reduzir a tarifa de importação do milho de 5% para 3% em uma tentativa de apoiar os produtores domésticos de ração. Embora qualquer mudança possa  promover novas importações  - o país já garantiu 4,9 milhões de toneladas de milho  entre  janeiro e  meados de  junho  de  acordo  com  dados  da  alfândega  -  traders  alertaram que  a  mudança estava em discussão há semanas sem decisões firmes. Paralelamente,  os  preços  da  carne  suína  continuam relativamente  baixos,  deixando  os  produtores  ainda expostos a margens pressionadas”, comenta. 


O Vietnã tem sido o maior cliente do milho sul-africano nos últimos meses, desde o início da nova campanha de comercialização do país em maio. “Mais de 200.000 milhos navegaram da África do Sul para o país do sudeste asiático, mas as notícias de tumultos e saques  generalizados  em  resposta  à  prisão  do  ex-presidente Jacob Zuma forçaram a logística de estradas, ferrovias e portos a declarar força maior no país”, completa. “Isso poderia  desacelerar ainda mais as exportações do exportador de nicho,  da mesma forma que obtém  outra grande  safra  que  pode  chegar  a  17  milhões  de toneladas, de acordo com estimativas do USDA”, conclui. 


Nenhum comentário: