terça-feira, 20 de julho de 2021

IFMS abre 441 vagas para cursos superiores nos dez campi

 




O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 441 vagas no ensino superior, para portador de diploma, reingresso e transferência (interna e externa), com ingresso no segundo semestre letivo de 2021. 


São oferecidas 17 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.


Entenda a quais públicos é destinada cada modalidade do processo seletivo:


portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);


reingresso – destinado a discentes da instituição que deixaram de frequentar o curso nos 5 anos anteriores a este edital;


transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no Instituto Federal, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), deseja transferir-se para o IFMS.


transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.


O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção. 


Inscrições – São gratuitas e deverão ser feitas pela Página do Candidato, até dia 3 de agosto. Interessados nas  vagas destinadas a portadores de diploma e transferência externa deverão preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:



RG ou outro documento oficial de identificação com foto;


Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou outro documento oficial de identificação;


diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;


comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, caso esteja cursando curso superior e se inscreva como transferência externa;


histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com informações constantes do item 4.3.6 do edital de abertura.


ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatórias para participar do processo, mas obrigatórias para pontuar e definir a classificação do candidato).


Já para reingresso e transferência interna, além do requerimento de inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:



RG ou outro documento oficial de identificação com foto;


Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou em outro documento oficial de identificação; e

carta pessoal, informando os motivos para solicitar o reingresso ou transferência interna.


Seleção


A documentação dos inscritos será avaliada por uma comissão do campus onde as vagas são ofertadas.


Para portador de diploma e transferência (interna e externa) será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso em que o candidato deseja ingressar. Para reingresso, será avaliado o Coeficiente de Rendimento (CR).


Não serão considerados estágio, atividades complementares ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Depois de avaliadas, as inscrições serão classificadas em ordem decrescente, considerando a seguinte ordem:



maior pontuação, conforme unidades curriculares aproveitadas ou CR, nos casos de reingresso;


menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos períodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;


maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas; e


maior idade.


A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 10 de agosto, e o final no dia 18 do mesmo mês.


Nenhum comentário: