quinta-feira, 15 de julho de 2021

Hortaliças ficaram mais baratas em junho

 




Batata e cebola apresentaram as maiores reduções nas centrais de abastecimento
Por:  -Eliza Maliszewski


Os preços de comercialização das hortaliças registraram queda no último mês na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas), impulsionados pela grande oferta. É o que traz o 7º Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (15), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Das cinco hortaliças analisadas todas tiveram queda de preços. São elas batata, cebola, cenoura, alface e tomate.



Batata e cebola apresentaram as maiores reduções. Em algumas das Ceasas analisadas, a diminuição para esses produtos ultrapassou a casa de 30%. Já a cenoura chegou a ficar 15,32% mais barata no atacado em Minas Gerais. Para o tomate, o movimento de preços não foi uniforme nas Ceasas, indo de uma contração de 25,12% em Belo Horizonte até uma elevação de 21,34%, registrada em Rio Branco. 


No caso da cenoura e da batata, o declínio das cotações é um movimento verificado desde o início deste ano, mesmo que algumas altas pontuais tenham sido registradas. Para o tubérculo, o aumento de oferta do produto, devido à intensificação da safra das secas e início da entrada da safra de inverno, influenciou a queda de preços verificada. Para julho, a tendência é que esta redução continue, mas a intensidade dependerá da ocorrência de alguma chuva nas áreas produtoras, o que pode dificultar a colheita, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul do país.


Já para a raiz, a queda nos preços se justifica pela boa performance da produção na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, em função das condições climáticas favoráveis. É preciso ressaltar que o cenário não está sendo favorável ao produtor neste ano, o que pode influenciar na área plantada para a próxima safra.


O movimento de preços da alface foi descendente em junho e, na maioria dos mercados analisados, essa tendência vem sendo registrada desde março. Os percentuais negativos ficaram entre 30,39% na Ceasa/PE - Recife e 22,75% na Ceasa/DF - Brasília. Em junho de 2021, a oferta aumentou e o total de alface comercializado nos mercados analisados ficou 7,5% maior do que em junho de 2020. Já em relação a maio de 2021, a oferta ficou ligeiramente menor, cerca de 4%. E mesmo em mercados cuja oferta diminuiu em percentuais um pouco mais elevados se registrou queda de preços.

Nenhum comentário: