sexta-feira, 2 de julho de 2021

Fronteira inicia vacinação em massa e maiores cidades montam força-tarefa no final de semana

 




Por Wender Carbonari


Começou nesta sexta-feira (2) a imunização de moradores em cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul com doses da Janssen.


Em Corumbá, cidade que já recebeu lote de 34.950 doses de vacinas organizou uma força-tarefa com 90 vacinadores que devem garantir atendimento até a meia noite em alguns pontos. 


A prefeitura de Corumbá, maior cidade localizada na linha de fronteira no Estado, anunciou que hoje as doses serão direcionadas para pessoas que tem 30 anos ou mais. Amanhã (3/7), as ações seguem voltadas aos moradores com idade acima de 25 anos e 18 anos  ou mais estão previstos para domingo (4/7).


Ao todos, são mais de 300 pessoas envolvidas na força-tarefa. A logística conta com o apoio de voluntários da assistência social da cidade, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), exército, entre outros seguimentos.  Corumbá espera receber um total de 49.940 doses da Janssen.


Ponta Porã


Já na cidade de fronteira localizada na região Sul do estado, Ponta Porã recebeu lote de 36.135 doses de vacina, das 51.620 previstas, de acordo com o Governo do Estado. A prefeitura anunciou nas redes sociais que as aplicações iniciaram nesta sexta-feira (2) por volta das 7h horas direcionado ao público com 36 anos ou mais.


No final desta manhã, a prefeitura da cidade fronteiriça anunciou redução para público com 35 anos ou mais, a partir das 12 horas. As aplicações da vacina Janssen seguem até às 23 horas. 


A vacinação em Ponta Porã acontece em três pontos: no Centro de Convenções; Ginásio Poliesportivo Hyran Garcete (Ipê); e no ginásio Rachid Derzi (Marambaia). 


O município espera vacinar toda população acima de 18 anos até o dia 7 de julho, de acordo com cronograma publicado em rede social atribuída prefeitura de Ponta Porã. 


Estudo 


A força-tarefa montada para aplicação da Janssen só foi possível após liberação de aproximadamente 165 mil doses direcionadas a 13 municípios localizados na linha de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia. 


A iniciativa faz parte de estudo do Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19) que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira.


Além de Corumbá e Ponta Porã, as cidades que fazem parte  do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Ladário.

Nenhum comentário: