terça-feira, 6 de julho de 2021

Estado vai propor à municípios "fim da fila" para quem escolhe vacina

 


Próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - que reúne os secretários de saúde dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, deverá contar com proposta do secretário de Saúde Geraldo Resende de colocar no final da fila pessoas que escolhem vacinas contra a Covid-19, “os sommeliers” de vacina.


Atualmente, o Estado conta com imunizantes de diversos laboratórios como: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen – essa última com dose única contra o Coronavírus.


Segundo Resende, as vacinas não podem ser consideradas como se fosse um cardápio de restaurante. “A vacina não é uma roupa que você vai na loja e escolhe, ou uma carta ou cardápio, que escolhe o que vai tomar ou comer. Vacina boa é aquela que se aplica no braço e quem faz isso presta um total desserviço a saúde pública. Assim, quero propor que os secretários municipais possam tomar decisão e colocar essas pessoas no final da fila”.


Como já mostrado pelo Dourados News, a equipe de imunização de Dourados avalia implantar o "fim da fila", para quem escolher vacina no município, sendo ainda que a pessoa poderá ser acionada pelo Ministério Público. A informação foi repassada pelo secretário adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Marques, no dia 02 passado, confira aqui. 


Conforme dados do Vacinômetro MS desta segunda-feira (5), o Ministério da Saúde já encaminhou para Mato Grosso do Sul, 2.002.825 doses de Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Destas, 1.809.486 já foram aplicadas, sendo 1.207.438 como primeira dose, 495.716 como segunda dose e 106.332 como dose única.


Referência nacional


Mato Grosso do Sul está à frente dos demais estados em relação a tomadas de ações para o enfrentamento à Covid-19, destacam técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em nova avaliação para o Estado. Além da adoção de medidas não farmacológica como: o uso de máscara e o distanciamento físico. O Estado avança no aproveitamento de doses utilizadas de vacina e no mapeamento genômico tornando-se referência para o país.


Outro levantamento nacional destacou que Mato Grosso do Sul já havia vacinado metade da população adulta do Estado, com índice de 51,8%. Isto significa que a cada dois sul-mato-grossenses adultos, um já havia tomado uma dose de imunizante contra a Covid-19.


O Estado também se tornou destaque na transparência da divulgação dos dados sobre a imunização, sendo classificado no nível “ótimo”, em pesquisa realizada por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina).


Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os resultados positivos são motivos de muitas comemorações. “Temos trabalhado muito para ocuparmos estas posições e acredito que vamos ser o primeiro Estado do país a sair desta pandemia. Para que isto aconteça é preciso que os municípios continuem vacinando no sábado e no domingo. As vacinas que chegam em nosso Estado queremos que a distribuição aconteça na maior velocidade possível. É uma corrida que salva vidas”.

Nenhum comentário: