quarta-feira, 2 de junho de 2021

Pesquisa desenvolve vacina contra Influenza

 



Equipe multidisciplinar peruana já tem candidata contra doença em suínos e aves
Por:  -Eliza Maliszewski


O vírus da Influenza, mais conhecido como gripe suína ou aviária, ataca esses duas espécies de animais e já causou surtos em várias partes do mundo. A doença causa surtos de enfermidade respiratória aguda. 


Pesquisadores da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), no Peru, realizaram um estudo sobre a situação epidemiológica. A equipe multidisciplinar está em processo de desenvolvimento de uma proteína candidata a uma vacina contra o vírus da influenza A para suínos e, no futuro, para aves



O estudo ocorre desde 2019 e é liderado pela professora Eliana Icochea D'Arrigo. Em entrevista a um jornal local, ela explica que as vacinas contra influenza são uma necessidade, pois é um dos vírus que mais sofre mutação, sendo uma ameaça à humanidade.


A investigação já passou pela primeira etapa, que consistia no monitoramento sorológico, ou seja, no mapeamento por onde o vírus está circulando. Amostras foram analisadas em fazendas de suínos e aves em Lima, Ica, San Martín, Arequipa e La Libertad para medir o impacto da Influenza A nesses animais.


“O estudo nos permitiu ver que as aves domésticas no Peru estão livres da gripe, enquanto as aves selvagens carregam o vírus que ameaça as aves domésticas. No caso dos suínos, o estudo sorológico mostra que o vírus está presente em suínos domésticos e modernizados ”, diz a pesquisadora. O Peru protege seu estado sanitário e permanece livre da gripe aviária em aves domésticas, graças à vigilância permanente do Serviço Nacional de Saúde Agrária (SENASA).


A segunda etapa da pesquisa, denominada "Caracterização genética e imunogênica do Influenza A em populações de aves e suínos como potencial risco à saúde pública", consistiu em isolar os vírus de suínos e aves selvagens.


“Nós os isolamos por cultura de células (no caso de porcos) e embriões de galinha (aves) e agora que temos as cepas isoladas, eles foram submetidos à análise de sequenciamento do genoma completo dos vírus. Já sabemos como se formam e também estamos analisando as sequências que obtivemos para saber de onde vêm. Descobrimos que eles estão mais relacionados às cepas da Califórnia (Estados Unidos) que deveriam ser devido à migração das aves ”, afirma.


Além do desenvolvimento paralelo da caracterização genética do restante dos genomas virais, o pesquisador explica, nesta última etapa, vacinas candidatas contra o vírus influenza A serão desenvolvidas e produzidas para suínos e aves.


“Encontramos novas cepas não detectadas em estudos anteriores, como H2 e H6, subtipos de grande importância para o ser humano. O que queremos fazer é identificar as proteínas mais imunogênicas dessas duas cepas para desenhar uma proteína candidata a uma vacina contra os vírus da influenza A suína e avícola ”, enfatiza.


O resultado do projeto é o desenho de sequências baseadas na proteína hemaglutinina para o desenvolvimento e produção de protótipos de vacinas candidatas. Para isso, estudos in vitro e in vivo serão realizados com aves e suínos. “Com essa proteína vamos ver a reação que ela produz, deve ser segura e imunogênica para os dois casos”.


Essa parte final da pesquisa será realizada no centro de pesquisas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O prazo para concluir esta investigação é dezembro de 2021 e conta com financiamento de um milhão de dólares. “Vamos colocar nosso trabalho à disposição das instituições interessadas. É uma grande contribuição para a saúde pública e incentiva a pesquisa no país porque serão realizadas cinco teses a partir desse projeto ”, finaliza.

Nenhum comentário: