terça-feira, 29 de junho de 2021

A Biotecnologia no Brasil em 2021

 



No Brasil existem mais de 60 cursos de graduação em Bacharelado em Biotecnologia

País do futebol, samba e berço de uma imensa biodiversidade, apontada como a maior do planeta! Apresentando diferentes biomas que vão desde a floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; Pantanal; Cerrado; Caatinga; os campos dos Pampas; Mata Atlântica. Além da Amazônia Azul, a nossa costa marinha, – fazendo um paralelo com o tamanho e riqueza de espécies com as presentes na floresta Amazônica.



Toda essa biodiversidade pode ser fonte para a descoberta de novos medicamentos, tratamentos, produtos mais sustentáveis ou serviços com maior eficiência. Neste sentido, desde 2003, a biotecnologia é considerada por abordagem estratégica uma área prioritária no Brasil e em 2007, instituiu-se a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia (DECRETO Nº 6.041). Já em 2021, foi instituída a iniciativa Brasil-Biotec (PORTARIA Nº 4.488) com foco no desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), promoção da ciência, inovação e do desenvolvimento econômico e social. 


Áreas de atuação 


Atualmente, a iniciativa Brasil-Biotec do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) prioriza quatro áreas da biotecnologia, sendo elas: Saúde Humana; Agropecuária; Industrial; e Ambiental e Marinha. Levando em consideração que áreas como agropecuária e industrial podem englobar outras sub-áreas, o mapeamento de empresas do Profissão Biotec (MAPA BIOTEC), realizou a seguinte divisão: 


Saúde-humana e bem-estar, sendo a principal área de atuação das empresas brasileiras, marcada por empresas que produzem, desenvolvem ou comercializam produtos/serviços com base na origem biológica ou nas suas informações; 


Agricultura, segunda área de maior adesão das empresas brasileiras, incluem empresas que possuem tecnologias de desenvolvimento, produção, comercialização ou serviço relacionado a linhagens de sementes e plantas, ou biofertilizantes e biopesticidas;


Insumos, que engloba o fornecimento de materiais, equipamentos para laboratório e matéria prima de origem biológica para desenvolvimento de produtos;


Biotecnologia e saúde animal, engloba empresas que atuam no desenvolvimento, reprodução e/ou análise de animais melhorados ou produtos para aplicação pecuária/pet;


Biotecnologia de alimentos, englobando empresas que utilizem bioprocessos para a produção de alimentos.


Biotecnologia industrial e Bioprocessos, empresas que atuam no desenvolvimento, comercialização, produção ou serviço ligados a processos biológicos para atender a demandas de mercado;


Meio ambiente, inclui empresas que atuam no tratamento de ambientes aquáticos ou terrestres;


Outras áreas, enquadrando-se aqui empresas de consultoria, bioinformática e propriedade intelectual;


Os dados apresentados no MAPA BIOTEC são coerentes com demais estudos como o publicado em 2011 por CEBRAP & BRBIOTEC que classifica nas áreas: saúde humana, saúde animal, insumos, agricultura, meio ambiente, bioenergia e outros setores. O estudo de cerca de 10 anos atrás já indicava o setor da saúde humana como o de maior atividade no país (39,7% das empresas mapeadas). A área de saúde animal despontava no 2º lugar com mais empresas ativas, em nosso levantamento caiu para 4º. Enquanto a área de insumos permaneceu em 3º e agricultura subiu de 4º para 2º lugar. 


Onde estudar biotecnologia


No Brasil existem mais de 60 cursos de graduação em Bacharelado em Biotecnologia, Engenharia de Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (e outros cursos com nomes próximos). No entanto, não é necessário ter cursado uma graduação em Biotecnologia ou ter uma pós graduação em Biotecnologia para se trabalhar na área. Dependendo da grade curricular do curso, e das matérias optativas e estágios realizados, um graduado em biologia, biomedicina, bioquímica, engenharia química, engenharia de alimentos, farmácia pode trabalhar com biotecnologia.


Cursos de pós-graduação ou especialização não são obrigatórios para quem quer atuar com Biotecnologia, mas podem ser extremamente desejáveis dependendo da posição ou carreira almejada. Portanto, analise as vagas oferecidas na área em que deseja atuar e converse com profissionais do ramo para descobrir quais as competências técnicas e titulações necessárias para a posição em questão. Uma pós-graduação ou especialização na área de Biotecnologia não virá necessariamente com o nome de Biotecnologia, e pode ser feita em cursos de Microbiologia, Bioengenharia, Biociências, Fisiologia, Biologia Vegetal, Engenharia de Alimentos, etc. dependendo da área em que deseja atuar. 


Cidades de destaque em Biotecnologia no Brasil


Segundo o levantamento de indústrias de biotecnologia de 2017 da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, 49% das empresas listadas estavam concentradas em apenas 6 cidades:   São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Ribeirão Preto – SP,  Porto Alegre – RS e Viçosa – MG.  


Em março de 2021, o Profissão Biotec realizou um novo levantamento de empresas de biotecnologia no país, com apoio da Eppendorf e DiBlasi, Parente & Associados: MAPA BIOTEC. Este levantamento é interativo e constantemente atualizado e alimentado com novas empresas. Com dados de junho de 2021, obtivemos um resultado diferente do levantamento de 2017, de acordo com o MAPA BIOTEC as 7 cidades que mais sediam empresas de biotecnologia no Brasil são: São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG, Campinas – SP, Piracicaba – SP, Ribeirão Preto – SP, Botucatu – SP, Rio de Janeiro – RJ, Porto Alegre – RS.

.


Institutos de Pesquisa em Biotecnologia 


No Brasil existem cerca de 35 institutos de pesquisa públicos – não relacionados a universidades –  que realizam pesquisas em Biotecnologia nas sub-áreas de Saúde Humana e Bem-estar (incluindo pesquisas sobre câncer e produção de vacinas), Agricultura, Biotecnologia e Saúde Animal, Indústria e Bioprocessos, Meio Ambiente e Outros/mistos (quando os institutos abrangem outras ou mais de uma área de atuação). 


Dentre os institutos mais conhecidos, encontram-se a Empresa Brasileira de Agropecuária (EMBRAPA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, mas neste e-book você pode encontrar a lista com todos os institutos e maiores informações sobre as pesquisas realizadas e forma de ingresso 


Informações sobre os institutos de pesquisa brasileiros na área de biotecnologia. Esquerda: Mapa do Brasil com a localização dos Institutos de Pesquisa. Direita: Gráfico de pizza com as áreas de atuação dos institutos de pesquisa. Institutos com mais de uma unidade (como EMBRAPA e FIOCRUZ) foram listados apenas uma vez em ambos os gráficos. Gráficos de autoria própria baseado em dados de Videira, N.B. (2019) e Videira, N.B. (2020)

 


Empresas de biotecnologia no Brasil


Segundo o levantamento MAPA BIOTEC do Profissão Biotec, em junho de 2021 estavam listadas 547 empresas, sendo 308 empresas e 155 startups nacionais de biotecnologia e 84 empresas multinacionais no Brasil divididas nas áreas de Saúde Humana e Bem-estar (27,42%), Agricultura (20,48%), Insumos (15,9%), Biotecnologia e Saúde Animal (11,52%), Indústria e Bioprocessos (7,5%), Meio Ambiente (5,85%), Biotecnologia dos Alimentos (3,11%) e outras áreas (8,23%). 


Segundo dados das empresas listadas até junho de 2021, 70,8% de todas as empresas se concentravam na região sudeste, principalmente nos Estados de São Paulo (51,4%) e Minas Gerais (14%). 


O país possui grandes empresas nacionais que atuam em Biotecnologia, como as empresas de cosméticos Natura e Boticário, as biofarmacêuticas Cristália, Bionovis e Libbs; a Raízen no setor sucroenergético, a multinacional brasileira Braskem que vem atuando com biorrenováveis. Além das multinacionais do setor agro como Bayer/Monsant e Syngenta, de insumos e equipamentos de laboratório como Thermo e Illumina, que possuem unidades no Brasil. 


Inovação em Biotecnologia


Em 2020, o Brasil ficou apenas em 62ª entre 131 países no principal ranking internacional sobre inovação – o Índice Global de Inovação (GII, na sigla em inglês). Em relação aos demais países da América Latina e Caribe, o Brasil está atrás de países como o Chile (54ª), o México (55ª) e a Costa Rica (56ª). Demonstrando o quanto o país ainda precisa desenvolver no âmbito de desenvolvimento tecnológico


O levantamento MAPA BIOTEC do Profissão Biotec também mostrou que existe um grande ecossistema de inovação em Biotecnologia no país, com 155 startups listadas pelo Profissão Biotec em junho de 2021. Esse ecossistema de inovação no Brasil é estimulado por incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs de inovação. Destacando-se: Eretz.bio do Hospital Albert Einstein, Biotechtown, SUPERA parque, e programas de aceleração como os da Biominas Brasil, Venture Hub, InovAtiva Brasil, Sinapse da Inovação.


Algumas startups de biotecnologia de destaque são:


Amazon Zyme (enzimas para aplicação industrial) – AM

Biolinker (produção e purificação de proteínas e biologia sintética) –  SP

Genera (exames e aconselhamento genético) – SP  (100 Startups to Watch 2021)

GlobalYeast (soluções para bioetanol de primeira e segunda geração) – RJ

Integra Bioprocessos (sustentabilidade de processos) – DF

Microciclo (genética ambiental e microbiologia de petróleo) – RN

Onkos (diagnóstico molecular para oncología) – SP  (100 Startups to Watch 2021)

Regenera Moléculas do Mar (pesquisa e desenvolvimento oriundos da biodiversidade marinha) – RS (#1 TOP BIOTECH – 100 OPEN STARTUPS – 2019 e 2020)

Solubio Tecnologias Agrícolas (produção de bioinsumos para agricultura) – TO  (100 Startups to Watch 2021)

Tissue Labs (bioengenharia de tecidos) – SP  (100 Startups to Watch 2021)


A Biotecnologia pode ser muito antiga, mas o avanço nos últimos anos vem tornando ela cada vez mais indispensável em nossas vidas. O crescimento de empresas na área e a forte formação de profissionais prometem transformar a demanda de um mundo mais sustentável, contando com medicina personalizada e outras necessidades uma realidade muito próxima.

Nenhum comentário: