sexta-feira, 4 de junho de 2021

Comer cogumelos reduz risco de câncer, diz estudo

 


"Os cogumelos são a maior fonte dietética de ergotioneína"
Por:  -Leonardo Gottems


De acordo com um novo estudo, comer apenas 18 gramas de cogumelo por dia, aproximadamente o equivalente a dois cogumelos de tamanho médio, pode reduzir quase pela metade o risco de câncer. O estudo é uma meta-análise de pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. 



Os pesquisadores descobriram uma relação inversa surpreendentemente forte entre o consumo de cogumelos e o risco de câncer, analisando 17 estudos de câncer publicados entre 1966 e 2020. Os cogumelos são frequentemente considerados um “superalimento”, pois são ricos em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. 


Enquanto alguns tipos, como o shiitake e o cogumelo ostra, que têm maiores quantidades de ergotioneína - um aminoácido importante foi associado a um risco menor de câncer - comer qualquer tipo de cogumelo diariamente parece reduzir o risco de câncer em surpreendentes 45 por cento. É mais um lembrete de que alimentos nutritivos podem ter um efeito profundo nos resultados de saúde. 


"Os cogumelos são a maior fonte dietética de ergotioneína, que é um antioxidante potente e protetor celular único", disse Djibril M. Ba, estudante de pós-graduação em epidemiologia na Penn State College of Medicine e principal autor do artigo, em um comunicado. “A reposição de antioxidantes no corpo pode ajudar a proteger contra o estresse oxidativo e reduzir o risco de câncer.” 


O efeito pareceu ser mais pronunciado na proteção contra o câncer de mama - mas isso pode ser devido ao fato de que a maioria dos estudos examinados eram exclusivamente sobre câncer de mama, de acordo com Ba. 


"No geral, essas descobertas fornecem evidências importantes dos efeitos protetores dos cogumelos contra o câncer", disse John Richie, co-autor e pesquisador do Penn State Cancer Institute. “Estudos futuros são necessários para identificar melhor os mecanismos envolvidos e os cânceres específicos que podem ser afetados”. 

Nenhum comentário: