sábado, 24 de abril de 2021

Procon Estadual interdita rede de lojas e apreende milhares de capinhas de celulares

 


Por Redação com Procon MS


O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e a Delegacia do Consumidor atenderam atendimento a denúncias de consumidores e realizaram diligências em três unidades da rede de lojas Rei das Capas em Campo Grande. Segundo o órgão, os problemas vão desde ausência de Inscrição Estadual até a inexistência de Notas Fiscais de entrada e saída de quaisquer dos produtos expostos para comercialização.


“Além disso, foi constatado que as pessoas que trabalham nas lojas não possuem registro em Carteira de Trabalho, muitos deles desempenhando suas funções há vários anos e, pra tornar a situação ainda mais complicada, os funcionários cumpriam carga horária de doze horas diárias de trabalho nas lojas da rede. Constatado o problema será encaminhada denúncia ao Ministério Público do Trabalho para que tome as providências cabíveis ao fato”, detalhou.


O Procon MS informou ainda que quanto ao Código de Defesa do Consumidor, a fiscalização registrou a falta de precificação nas mercadorias  expostas à venda ficando a cargo dos vendedores fixar os valores de venda de  acordo “com a cara” do consumidor, o que possibilitava a venda de  um mesmo produto por preços diversos, dependendo de quem o estaria comprando.


“Foram encontrados inúmeros itens importados sem inspeção por órgãos nacionais e sem tradução das instruções, com ausência de Nota Fiscal de entrada, o que pode configurar descaminho.  Todas as irregularidades encontradas permaneciam apesar da empresa já ter sido alertada por diversas vezes, ao longo de anos, a respeito da necessidade de adequação de suas atividades e jamais ter demonstrado interesse em se regularizar”, revelou.


Por fim, o Procon Estadual aponta que como consequência da quantidade de problemas e da infinidade de produtos irregulares expostos a venda, acrescida das condições consumeristas e trabalhistas,  os estabelecimentos  foram interditados pela fiscalização devendo permanecer com suas atividades suspensas até a regularização da situação e sejam  apresentados ao Procon Estadual  os documentos comprobatórios de que tais providências foram efetivadas.


Além disso, durante a ação foram apreendidos e permanecerão armazenados até que se resolvam as irregularidades, aproximadamente sete mil capas de aparelhos de telefonia celular, milhares de películas e centenas de acessórios e produtos eletrônicos em situação irregular a exemplo de caixas de som, fones de ouvido e smartwatches.


Nenhum comentário: