domingo, 25 de abril de 2021

Capital vacina pessoas com 60 anos neste domingo contra Covid-19 para

 




O domingo será de repescagem na Capital, e pessoas com 60 anos podem procurar as unidades de saúde para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.


Campo Grande vacinará também pessoas com 59 anos anos completos e que comemoram aniversário entre janeiro e julho neste domingo (25). Nessa etapa, será aplicada a vacina Astrazeneca. 


O atendimento acontece durante todo o dia em cinco pontos da Capital.


Além deste novo público, continuarão sendo imunizados com a primeira dose de Astrazeneca os trabalhadores da saúde de 35 anos ou mais.


Para a Sesau, os trabalhadores da área da saúde são aqueles que atuam em clínicas de diagnóstico, laboratórios, farmácias, consultórios, clínicas veterinárias, centros de tratamento oncológico e pequenos hospitais.


 Também receberão a primeira dose do imunizante, pessoas com 18 anos ou mais com as seguintes comorbidades ou condições:


Deficiência visual;

Deficiência auditiva;

Deficiência intelectual;

Transtorno do Espectro Autista (TEA);

Paralisia cerebral;

Oncológicos com doença ativa em tratamento;

Renais Crônicos;

Traqueostomizados.

Campo Grande recebeu na sexta-feira (23), aproximadamente 15,8 mil doses de vacinas, sendo 12.740 da Oxford-Astrazeneca e 3.070 da Coronavac, para dar continuidade a vacinação da população. Todas as doses de Coronavac estão sendo contingenciadas para a aplicação da segunda dose.


A Sesau informa que pessoas com a segunda dose da Coronavac agendada deverão aguardar novo chamamento. 


Confira os locais que estarão disponíveis para a vacinação contra a Covid em Campo Grande, nesta sexta. 


Locais para a 1ª dose

Guanandizão - 17h às 17h

Drive-thru no Parque Ayrton Senna - 7h30 às 17h

Drive-thru no Albano Franco - 7h 30às 17h

IMPCG - Rua Orfeu Baís, 77 - 7h às 16h30

Cassems - Rua Príncipe Ranier, 48 - 17h às 17h


A  orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao calendário de imunização e compareçam ao ponto de imunização munidas de um documento de identificação. Quem for tomar a segunda dose, deve apresentar comprovante de recebimento da primeira.


Caso o paciente não tenha o impresso, é possível ter acesso a carteirinha de vacinação digital, através do site: vacina.campogrande.ms.gov.br.


 

Profissionais da educação e pessoas de 55 à 59 anos

Está liberado o cadastramento de trabalhadores da educação e pessoas acima de 55 anos no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19.


Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), se classificam dentro do público de “trabalhadores da educação”, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.


A vacinação deste público ainda não tem data definida.


 

CADASTRO DE VACINAÇÃO

A Sesau reforça ainda que para facilitar o atendimento no ato da vacinação, o paciente deve realizar o cadastro no sistema de identificação, aqui. É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos. No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.


Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.


PASSO A PASSO: 

1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em "+identificar";


2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em "Continuar", repita até ter terminado de informar todos os dados;


3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);  


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios. 


WHATSAPP PARA DÚVIDAS

A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.


Vacinômetro

A plataforma disponibiliza em tempo real qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.


As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dos 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.


Segundo dados da ferramenta, 637.058 doses já foram aplicadas no Estado.

Nenhum comentário: