quinta-feira, 14 de maio de 2020

Nível do Rio Aquidauana passa do limite e deixa desabrigados

Duas famílias tiveram que ir para casa de parentes, diz Defesa Civil
Ricardo Campos Jr

O Rio Aquidauana subiu mais três metros durante a madrugada e já começou a desabrigar pessoas. Mario Ravaglia, coordenador da Defesa Civil daquele município, disse ao Correio do Estado que duas famílias deixaram suas casas e foram morar com os parentes até que a situação volte ao normal.

Somente nessa quarta-feira, choveu 142 milímetros na cidade. O nível da água cresceu rapidamente nesta semana.

“Anteontem ele estava em 2,35 metros. Daí amanheceu com 5,56 metros na quarta e hoje, com 7,18 metros”, disse Ravaglia à equipe de reportagem.

Contudo, segundo ele, não há previsão de novos temporais na região pelo menos até o dia 20. Em Corguinho e Rochedo, cabeceira do Rio Aquidauana, também não deve chover tão cedo. Isso vai fazer com que o nível baixe.

HISTÓRICO

A última vez que Aquidauana teve uma cheia de grandes proporções foi em 2018, quando o rio literalmente invadiu a cidade. Naquela ocasião, a água chegou a 11 metros.

Mais de 32 famílias tiveram que sair de casa. A saída pelo distrito de Piraputanga foi interditada, a ponte velha ficou submersa. O salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores foi usado como abrigo.

O 9° Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, do Exército Brasileiro, montou verdadeira operação de guerra com passadeira, para auxiliar na travessia de pedestres.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: