quarta-feira, 27 de maio de 2020

Novo cão robô pode se tornar “trabalhador rural”

Ele pode ser programado e também controlado em tempo real
Por:  -Leonardo Gottems 

Uma empresa norte-americana trabalhou para desenvolver o Spot, que é um cão robô que pode se tornar o mais novo tipo de “trabalhador rural”, substituindo cães pastores que cuidam dos rebanhos, inspecionando o rendimento das culturas e ajudando a resolver a questão da escassez da mão de obra. De acordo com Boston Dynamics, que realizou o projeto, foi preciso realizar uma parceria com a Rocos (Robot Operations Platform), da Nova Zelândia, para analisar de que forma este cão poderia auxiliar na agricultura.


Uma característica importante do Spot é que missões podem ser desenhadas e editadas em tempo real, e os dados dos sensores recolhidos podem ser acedidos por equipas remotas, explicou a revista Vida Rural, de Portugal. Além disso, ele também pode ser orientado manualmente, seja próximo ou a distância, assim poderá analisar problemas, captar novos dados ou ser redirecionado conforme necessário.

Segundo a revista, a importância dos robôs autónomos foi realçada durante a pandemia da covid-19. Isso porque, muitos deles têm sido utilizados para encorajar o distanciamento social, além de limpar espaços públicos e hospitais e até entregar medicamentos vitais ou comida. Na agricultura, os robôs são usados para indicar estimativas de rendimento mais precisas e atualizadas e podem ter acesso a uma nova categoria de automatização e a um negócio mais seguro e mais eficiente.

“Um robô ágil que sobe escadas e atravessa terrenos acidentados com facilidade sem precedentes, mas é pequeno o suficiente para usar em ambientes fechados. Criado para ser uma plataforma robusta e personalizável, o Spot tem um histórico no setor em operação remota e detecção autônoma”, diz a empresa, em seu site oficial.

Nenhum comentário: