sexta-feira, 8 de maio de 2020

Demanda por carnes cresce no mercado doméstico

                                                          Foto:Pixabay

Por:  -Leonardo Gottems 

A demanda por carnes no mercado doméstico cresceu no início de maio, principalmente com as vendas de carne bovina no atacado paulista, segundo informou a consultoria Agrifatto. De acordo com o portal especializado da CarneTec Brasil, esse fato reflete o dia das mães, já que o consumo de carnes no país é tradicionalmente maior nesse período.

“No atacado paulista de carne bovina, a melhora do desempenho das vendas nesta semana tem enxugado os estoques, onde há certa dificuldade em realizar a reposição pela baixa oferta de produtos. Entretanto, os preços continuam estáveis com tendência de altas pontuais no curtíssimo prazo”, disse a Agrifatto.

Em relação a valores, o preço da carne bovina e do boi já vinham sustentando patamares firmes em abril, apesar dos efeitos da pandemia do coronavírus no consumo, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). “O período de final de safra na pecuária, com a baixa oferta de bois prontos para abates, colaborou para manter o preço do boi gordo em março quase 20% acima de abril do ano passado e praticamente estável em relação a março deste ano”, completa.

“No caso da carne bovina, o Cepea verificou estabilidade na demanda do mercado doméstico, especialmente por cortes mais baratos, enquanto as exportações seguem aquecidas. No início de maio, também houve aumento na procura de redes atacadistas e varejistas por carne suína para reposição de estoques, elevando preços”, indica.

Para os suínos, o preço da carcaça especial no atacado da Grande São Paulo subiu 3,65% no mês até quarta-feira (06), para R$ 5,97 por quilo, após cair 24,31% em abril, segundo dados do Cepea.

Nenhum comentário: