segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aulas transmitidas pela TV aberta começam hoje

Transmissão de aulas por meio da televisão aberta começa hoje (25) em Mato Grosso do Sul. Conteúdo que seria ensinado nas salas de aula presencialmente à alunos da Rede Estadual de Ensino será transmitido pela Rede MS Integração de Rádio e Televisão, grupo que controla a TV MS (afiliada da Record TV), em três horários, com reprise no dia seguinte.

Na segunda-feira, aulas estarão disponíveis a partir das 7h (horário de MS), no canal 11.2 (sinal digital), e serão reprisadas nos períodos da tarde e noite. Nos intervalos, serão transmitidas mensagens de apoio no período de estudos, gravadas pela Secretaria Estadual de Ensino (SED).

A partir de terça-feira, reprises da programação do dia anterior estarão disponíveis no canal 11.3. Dessa forma, os estudantes poderão assistir ao mesmo conteúdo por dois dias seguidos, para revisar o conteúdo ou caso tenham perdido a transmissão anterior.

Além disso, as aulas serão disponibilizadas no canal da Secretaria de Estado de Educação no Youtube para o acesso “on demmand” , e também haverá exibição de materiais de estudo pela TV Educativa nas próximas semanas. Aulas remotas, com atividades online, também continuam nos mesmos moldes em que vêm sendo realizadas desde a suspensão das aulas presenciais, em março.

O conteúdo televisionado é um reforço para a educação e auxilia principalmente os alunos que não têm acesso à internet. Atividades e videoaulas já são disponibilizadas em plataformas na internet, mas estudantes que não têm acesso à rede em casa podem ser prejudicados.

REFORÇO NO ENSINO REMOTO

Iniciativa tem objetivo de ampliar o atendimento aos estudantes da rede estadual na execução das atividades remotas, que foram adotadas desde o dia 23 de março, devido a pandemia do coronavírus. Avaliação feita apontou que, pelas ferramentas online, o alcance do conteúdo não era satisfatório.

Inicialmente, transmissão será disponibilizada para os municípios de Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas, que, somados, concentram 110 mil estudantes matriculados em escolas estaduais. Além dos alunos da rede estadual, como a TV é aberta, conteúdo disponibilizado deve alcançar também cerca de 360 mil alunos de todas as redes, públicas e privadas.

Veiculação das aulas seguirá diretrizes do Currículo de Mato Grosso do Sul, construído em regime de colaboração desde 2018.

Rede MS Integração de Rádio e Televisão foi escolhida sem licitação, amparada pelo estado de calamidade pública que vigora em razão da pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. O valor do contrato é de R$ 663,9 mil.

Nenhum comentário: