segunda-feira, 20 de maio de 2019

Inseticida natural pode acabar com larvas do Aedes aegypti

Por:  -Leonardo Gottems           Foto;Divulgação

Alguns cientistas da Universidade de São Paulo (USP) criaram uma substância que consiste em um inseticida natural à base de cúrcuma que pode acabar com as larvas do Aedes aegypti. A partir disso, eles tentaram encaminhar a aprovação do uso do produto no sistema público de saúde.

Os pesquisadores começaram a desenvolver esse produto em um estudo do ano de 2015, quando eles descobriram que a curcumina, ingrediente que confere a coloração amarelada do tempero que também é chamado de açafrão-da-terra, reage com a luz do sol e mata as larvas do mosquito. Sendo assim, os cientistas vêm testando essa substância na prática e obtendo resultados que são considerados animadores.

Além de ter o benefício de não agredir o meio-ambiente, a cúrcuma pode ser até mais eficaz que os inseticidas tradicionais já que ela não gera resistência nas larvas. Estas são algumas das conclusões que foram obtidas em um período de dois anos de testes com o novo inseticida natural.

Os testes foram feitos em quintais de residências no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ao entrar em contato com o sol, o extrato de curcumina provoca uma reação que destrói o intestino das larvas, que não resistem por muito tempo.

Prestes a finalizar o experimento, os pesquisadores reúnem as últimas informações para encaminhar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de aprovação do uso da cúrcuma pelo sistema de saúde pública no combate ao Aedes aegypti.

Nenhum comentário: