sexta-feira, 24 de maio de 2019

Ciranda de Filmes começa e irá discutir a cultura e educação



Começõu ontem quinta (23), a 5a edição do festival Ciranda de Filmes, que acontece no Espaço Itaú (Rua Augusta, 1745 – São Paulo) até o próximo dia 26. As sessões são gratuitas, e o evento, que refletirá a conexão do ser humano com diversos segmentos da cultura e com a educação, apresentará filmes, debates e oficinas. O tema desta edição é música. Depois de São Paulo, o evento estará em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e Porto Alegre, em agosto.

A Tuba to Cuba, de T.G. Herringtone Danny Clinch; Esteban, de Jonal Cosculluela; Kinders, de Arash T. Riahi e Arman T. Riani; Listen to the silence, de Marian Chachia; Mantra, sounds into silence, de Georgia Wyss e Wari OM; In Pursuit of silence, de Patrick Shen e School Life, de David Rane e Neasa Ní Chianáin são alguns dos longas, inéditos nos cinemas brasileiros, que compõem a seleção de mais de 70 títulos do festival. Being Hear, Rocknrollerse Peter & t he Wolf são destaques entre os curtas, que em sua maioria serão exibidos antecedendo os títulos de longa ou média-metragem. Além de filmes, estão programados no evento bate-papos, vivências, oficinas e sessões especiais seguidas de conversas com cineastas, músicos, educadores e artistas.

Entre as obras a serem reapresentadas na 5ª Ciranda de Filmes, destacam-se As Canções, de Eduardo Coutinho; Alive Inside, de Michael Rossato-Bennett; Nelson Freire, de João Moreira Salles; A Pessoa é Para o Que Nasce, de Roberto Berliner; Everybody’s Cage, de Sandra Trostel; Tropicália, de Marcelo Machado; Violeta foi para o céu, de Andrés Wood; As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, Palavra (En) Cantada, de Helena Solberg e outros longas, além de vários curtas como A Velha a Fiar, de Humberto Mauro; Hermeto, Campeão, de Thomas Farkas; Uma Pequena Mensagem do Brasil ou (A Saga de Castanha e Caju contra o encouraçado Titanic), de Walter Salles e Daniela Thomas.



A seção Vivências trabalhará com a experiência do ensino musical, e também com a cultura indígena. As Conversas Musicais trará os cantos da floresta, Músicas da cultura infantil, Conversas com o piano, e A musicalidade e o ritmos afro-brasileiros.

E além da programação paralela e da exibição de filmes, o público poderá participar da ambientação especial que será instalada saguão do Espaço Itaú de Cinema Augusta para os dias do evento: um coreto com vários fones de ouvido e diversas playlists estarão disponíveis para quem desejar meditar e ouvir boa música, sons da natureza, e cirandar com as canções da cultura da infância.

Para mais informações sobre os filmes e os eventos paralelos, acesse: www.cirandadefilmes.com.br

Nenhum comentário: