quinta-feira, 23 de maio de 2019

Batata – benefícios deste tubérculo amigo do estômago

por                 Foto;Divulgação

A batata é um tubérculo muito usado na cozinha brasileira, fazendo parte de pratos com carnes, saladas, purê e até mesmo as favoritas: fritas. Tem um formato arredondado irregular, sua casca é fina e as cores podem variar. No caso do Brasil, o tipo de batata mais usado é a Batata Inglesa, que, na verdade, é originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada há cerca de 7000 anos. Vale lembrar que a China tem o posto de maior produtor de batatas do mundo.

Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido. Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas.

Benefícios da batata

Contendo boa quantidade de nutrientes, a batata traz benefícios para nossa vida reduzindo o risco de contágio de inúmeras doenças, prevenindo pequenos males, curando problemas de úlceras no estômago e até ajudando a reduzir a pressão arterial. Leia mais benefícios que esse delicioso tubérculo nos traz:

Previne a prisão de ventre: a batata contém fibras que aumentam o volume das fezes e ajudam a prevenir a constipação, pois diminui o colesterol. Logo, é uma aliada na prevenção de câncer de cólon.

Mantém os níveis de açúcar: o conteúdo de fibras da batata ajuda a retardar a absorção de amido no intestino, mantendo, assim, os níveis de açúcar no sangue dentro do seu padrão normal.

Promove a saúde alimentar: por apresentar alta concentração de vitamina B6, as atividades enzimáticas aumentam e as reações químicas naturais ocorrem perfeitamente como devem ser.

Auxilia o sistema nervoso: as células neurológicas são colegas da vitamina B6, que é necessária na criação de amina para os neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo a outro.

Aumenta a performance atlética: a vitamina B6 ainda é necessária para a quebra do glicogênio, e isso influencia no nosso desempenho atlético e na resistência.

Nenhum comentário: