segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Egito altera normas e facilita importação de grãos





O Egito, maior importador de grãos do mundo, está simplificando seus procedimentos de importação e estabelecendo um registro das companhias que irão inspecionar possíveis compras no exterior, disse o Ministério do Comércio neste fim de semana.

Um desentendimento entre órgãos do governo sobre as normas de importação para o trigo teve como efeito prático a retiradada do Egito dos mercados globais no ano passado.

A nova regulamentação significa que autoridades que lideraram o processo de quarentena na agricultura e que rejeitaram muitas importações no ano passado não serão mais as principais autoridades a cuidar da inspeção de grãos, segundo uma nota do Ministério do Comércio citando um decreto do ministro. O Egito não irá mais enviar inspetores governamentais para o exterior, o que frequentemente atrasada os processos de aprovação.

As mudanças também vão reduzir o papel do Ministério da Saúde, que também podia atrasar os carregamentos. Operadores dizem que as antigas regras de importação tornavam as negociações com o Egito muitas vezes quase impossíveis, devido à incerteza sobre rejeições, que fazia com que muitos deixassem de entrar em licitações do governo, o que tirou o acesso do país ao mercado global de grãos.

Nenhum comentário: