quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

"La La Land" lidera indicações ao Oscar com 14 nomeações e iguala recorde


O musical romântico "La La Land - Cantando Estações" liderou as indicações anunciadas nesta terça-feira ao Oscar de 2017, incluindo para o prêmio principal de Melhor Filme e para as estrelas Ryan Gosling e Emma Stone nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz.

O filme irá competir com a ficção científica "A Chegada", que teve oito indicações; o filme de guerra "Até o Último Homem"; o faroeste moderno "A Qualquer Custo"; e os dramas "Manchester à Beira-Mar", "Moonlight - Sob a Luz do Luar", "Estrelas Além do Tempo", "Lion - Uma Jornada Para Casa" e "Fences".

As 14 indicações de "La La Land" para a principal premiação da indústria cinematográfica igualam o recorde obtido pelo blockbuster de 1997 "Titanic" e o filme de 1950 "A Malvada".

Na categoria de Melhor Ator, Gosling irá competir com Casey Affleck, que interpreta um pai de luto em "Manchester à Beira-Mar"; Denzel Washington, estrela de "Fences", o ator britânico Andrew Garfield, de "Até o Último Homem", e Viggo Mortensen, que interpreta um pai pouco ortodoxo em "Capitão Fantástico".

Bem diferente de 2016 e 2015, sete pessoas de cor estão entre as indicadas nas categorias de atuação. Elas incluem os indicados a Melhor Ator Coadjuvante Dev Patel, por "Lion - Uma Jornada Para Casa", e Mahershala Ali e Naomie Harris por "Moonlight - Sob a Luz do Luar", que conta a história de um jovem que luta com sua identidade sexual em um bairro pobre de Miami.

"Estrelas Além do Tempo", sobre três matemáticas negras em um programa espacial norte-americano na década de 1960, deu a Octavia Spencer um lugar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

No ano passado, todos os 20 indicados nas categorias de atuação eram brancos, gerando críticas nas redes sociais pelo segundo ano consecutivo.

Algumas ausências notáveis na lista desta terça-feira incluem Annette Bening, pelo filme "20th Century Women" e a performance de Amy Adams como uma especialista em linguística em "A Chegada".

O projeto religioso de Martin Scorsese "Silêncio", produzido durante 28 anos, não foi indicado nas principais categorias e recebeu somente uma indicação, por Edição de Som.

Jimmy Kimmel irá apresentar a cerimônia do Oscar, em 26 de fevereiro, em Hollywood.

Nenhum comentário: