quarta-feira, 2 de abril de 2025

Campanha Eu Respeito de abril tem como tema a Saúde

 




Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e uma das metas da campanha Eu Respeito de abril, com o tema Saúde. O Monumento Símbolo permanecerá iluminado na cor verde.


Em alusão ao Dia Internacional da Saúde, a Universidade promove o Circuito do Bem-Estar durante todo o mês, com rodas de conversa, oficinas e workshops, além do Corredor da Saúde na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul e de Coxim. A iniciativa oferece orientações sobre os cuidados com o corpo e a mente, além de aferição de pressão arterial, medição do índice de massa corporal, entre outras atividades.


A saúde estará em foco também com a realização de campanha Suas vacinas estão em dia? para conscientização da comunidade universitária sobre a importância da carteira de vacinação atualizada. Estudantes, servidores e colaboradores terceirizados podem buscar atendimento na Clínica Escola Integrada da Cidade Universitária e em unidades de saúde locais.


O brincar está entre as práticas mais importantes para a saúde e desenvolvimento infantil. Como parte do programa Sou Mulher UFMS, estudantes, servidores e colaboradores podem inscrever filhos ou crianças sob sua guarda para participar das atividades na Brinquedoteca da Cidade Universitária e dos Câmpus da UFMS de Ponta Porã, de Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições permanecem abertas até outubro e podem ser realizadas até o dia 20 de cada mês.


Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Universidade realiza o Abril Indígena, com apresentações culturais e exibição de artesanato. Na Cidade Universitária, a programação será no dia 3, durante o intervalo de almoço, no Corredor Central.


O 5º Ciclo de Debates (De)Marcando Diferenças também integra a programação da campanha Eu Respeito de abril. O evento promove reflexões e aprendizagens sobre governamentalidades e resistências em um mundo pós-pandêmico, com participação de pesquisadores de universidades brasileiras e de países como Bolívia, Colômbia, México, Moçambique e Portugal. As conferências e mesas-redondas serão realizadas de 7 a 11, sempre às 19h, no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.


O dia 10 será movimentado no Câmpus da UFMS de Naviraí. O projeto Saúde em Foco realiza palestra e exposição sobre controle de vetores e prevenção de doenças e o projeto Arte e Resistência promove a apresentação da peça Carta Pública: Mensagens Divinas Urgentes. No dia seguinte, 11, o grupo Biograf discute sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica com ênfase em diversidade, gênero e classe.


A segunda semana do mês ainda terá o lançamento do Desafio UFMS Sustentável, que seleciona ações e práticas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade de empresas juniores e times Enactus da Universidade.


O equilíbrio da saúde física e mental é fundamental para uma vida plena e saudável. Pensando nisso, as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Extensão, Cultura e Esporte se uniram para promoção de ginástica preventiva para servidores. De 14 a 17, serão realizadas sessões nos setores administrativos da Cidade Universitária, mediante agendamento.


No dia 16 é comemorado o Dia Mundial da Voz e a Universidade fará uma atividade on-line para professores sobre saúde vocal, no período vespertino, ministrada pela professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Ana Lúcia Gaborim.


O bem-estar e a vida saudável devem ser assegurados em todas as idades. No dia 25, será realizada a atividade Vivência de Ginástica Motora e Cognitiva, aberta aos participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa e aos servidores aposentados. A ação será a partir das 8h, na quadras poliesportivas da Cidade Universitária.


Encerrando o mês, no dia 28, às 19h, será realizada a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de mestrado e doutorado da UFMS. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.


Eu Respeito, UFMS!


Por uma Universidade inovadora, sustentável e humana.


texto: Thalia Zortéa


Nenhum comentário: