Quatro empresas demonstraram interesse em executar as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. O processo licitatório foi aberto nesta sexta-feira (4/4), três semanas após lançamento do edital pelo Governo do Estado.
De acordo com ata divulgada pela Agesul (Agência de Gestão e Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), apresentaram propostas e entraram na ‘briga’ as construtoras Maksoud Rahe Ltda, Poligonal Engenharia e Construções Ltda, Sial Construções Civis Ltda e Engetal Engenharia e Construções Ltda.
Depois do encontro de hoje, uma nova sessão será convocada através do Diário Oficial para dar prosseguimento ao certame.
Ainda não há uma data definida para que isso aconteça.
O terminal
A obra do novo terminal do Francisco de Matos Pereira é estimada em R$ 38.928.934,45 e o processo licitatório acontece pelo critério de menor preço, tendo como objetivo a ‘construção do terminal de passageiros e edificações auxiliares’.
A obra foi incluída em 2023 no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, porém, será executada pelo Governo do Estado, que realizou o projeto do receptivo.
No dia 14 de março, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitou Dourados para autorizar o processo licitatório e ainda realizou a entrega simbólica da nova pista do aeroporto, que já funciona para pousos e decolagens de aviões particulares, incluindo de grande porte.
Desde maio de 2021, o município está sem voos comerciais e, apesar da edificação de um novo terminal de passageiros, o antigo receptivo continuará operando, podendo receber instalações de companhias aéreas.
Quando pronto, o espaço terá 2,6 mil metros quadrados e será quase três vezes maior que o atual.
No projeto que será licitado, a empresa vencedora também será responsável pelas edificações de uma Central de Utilidades (caixa d'água, casa de força, etc.), com 183,47 m², depósito de resíduos sólidos, uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), além da Seção de Combate a Incêndio.
Por Adriano Moretto
Dourados News
Nenhum comentário:
Postar um comentário