terça-feira, 23 de julho de 2024

Uma das hortaliças mais populares do mundo previne a anemia e melhora a congnição; veja qual

 

                                           O espinafre está associado ao processo de retardar o declínio cognitivo, segundo a Universidade de Harvard 



Espinafre é um alimento versátil com alto valor nutricional


Já se passaram mais de cinco décadas desde que o icônico marinheiro animado Popeye revelou que seu segredo para ter energia e força era o consumo de espinafre. E seu favoritismo por esta verdura tem fundamentos na vida real.


É uma das hortaliças de folhas verdes mais versáteis e, ao mesmo tempo, um dos vegetais mais populares do mundo. Acredita-se que o espinafre seja de origem persa e teria se expandido para outros países graças ao seu forte comércio na região da Ásia Central. O principal motivo do seu prestígio é seu alto valor nutricional e a ampla quantidade de benefícios que proporciona o seu consumo, que vão desde a prevenção da anemia até a melhora da capacidade cognitiva.


De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma porção de 100 gramas de espinafre fornece 3 gramas de proteína e 2 de fibra.


Faz parte da família Chenopodiaceae, que inclui alimentos de sabor amargo e salgado, como a acelga. Pode ser consumido cru em saladas, cozido, no vapor ou refogado, e pode ser até congelado para adicionar a batidas ou smoothies verdes.


Uma dica culinária para ter em mente: o espinafre tem um dos tempos de cozimento mais curtos de todas as verduras e, quando submetido ao calor, reduz seu tamanho drasticamente.


A nutricionista Valentina Martínez explica que, em linhas gerais, o espinafre é ideal para uma dieta nutritiva e completa. No entanto, adverte que algumas pessoas devem ser cautelosas.


—Não é recomendado para pacientes com doenças renais porque pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais, assim como seu conteúdo de potássio pode provocar problemas em pessoas com função renal reduzida — diz.


Rico em ferro e folatos: — O espinafre tem uma importante contribuição de ferro e folatos, que são essenciais para a formação de glóbulos vermelhos que combatem a anemia e transportam oxigênio por todo o nosso corpo — aponta a Martínez, acrescentando que também colaboram no processo de regeneração celular do organismo.


Equilibra a pressão arterial: Segundo o site especializado em saúde Medical News Today, os altos níveis de potássio no espinafre têm a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Além disso, o potássio também ajuda os rins a eliminar o excesso de sódio, que pode ser prejudicial, acrescenta a nutricionista.


Fortalece o cérebro: Um estudo publicado no The Journal of the Alzheimer’s Association acompanhou a dieta e as capacidades cognitivas de mais de 900 adultos com mais de 50 anos durante quase cinco anos; como resultado, os profissionais comprovaram que aqueles que comiam uma ou duas porções de vegetais de folhas verdes por dia tinham as mesmas capacidades cognitivas daqueles que tinham 7,5 anos a menos que eles.


Protege a visão: A luteína e outro antioxidante chamado zeaxantina presentes no espinafre são antioxidantes que ajudam a proteger os olhos contra danos solares. Também podem reduzir o risco de ter distúrbios oculares, como cataratas relacionadas à idade, informa o Hospital de Clínicas de Cleveland, Estados Unidos.

Nenhum comentário: