Foto: Leonardo Gottems
Os preços da soja registraram alta significativa no mercado doméstico em junho, alcançando as maiores médias do ano, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em termos reais, ajustados pelo IGP-DI de maio, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá atingiu R$ 138,92 por saca, enquanto o Indicador CEPEA/ESALQ – Paraná chegou a R$ 133,98 por saca de 60 kg. Esses valores representam aumentos de 2,1% e 2,4%, respectivamente, em comparação com maio de 2024.
Pesquisadores do Cepea atribuem esse movimento de alta à forte demanda internacional pelo produto brasileiro e à valorização externa da soja. Além disso, muitos sojicultores estão relutantes em comercializar grandes volumes do grão, aguardando uma continuidade na taxa cambial elevada, que favorece as exportações e, consequentemente, os preços no mercado interno.
Outro fator que reforça o cenário positivo para a soja brasileira é o desempenho das exportações no primeiro semestre de 2024. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os embarques de soja totalizaram 64,13 milhões de toneladas, um recorde para o período e 2,2% superior ao volume exportado no mesmo intervalo de 2023.
A resistência dos produtores em vender e a forte demanda externa consolidam um panorama de preços elevados, beneficiando o mercado interno e projetando um cenário otimista para o segundo semestre.
AGROLINK - Aline Merladete
Nenhum comentário:
Postar um comentário