Foto por: Aurélio Marques
O alerta foi feito pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, na abertura da “26ª Semana Nacional, Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas - Mato Grosso do Sul por uma geração sem nicotina”, realizada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEAD), na quinta-feira (20), no auditório do Bioparque Pantanal.
Homenageado com a placa “Mérito Pela Vida” no início do evento, o presidente Jerson Domingos agradeceu a presidente do CEAD, Denise Souza e Silva, pela iniciativa e destacou a relevância do evento.
“Em nome do Tribunal de Contas, dedico todas as honras à Denise que é uma pessoa que realmente tem em seu coração a doação de amor com a realização deste ato. É importantíssima a participação do TCE de Mato Grosso do Sul e de outros órgãos públicos, visto que todos têm que estar envolvidos no combate a essa droga que hoje vem tomando conta da sociedade e, principalmente, dos jovens. É evento proposto para que possamos alertar quanto aos perigos desses cigarros eletrônicos, na criação de propostas para a proteção das crianças e da juventude a fim de evitar o uso dessas e outras drogas”.
O evento que conta com o apoio do TCE-MS, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Governo do Estado, reuniu autoridades e instituições parceiras que têm contribuído com ações que fomentam e fortalecem os eixos da política sobre drogas, na prevenção, tratamento, estudo, pesquisa e na redução dos danos causados à saúde.
A presidente do CEAD, Denise Souza, explicou que o Conselho iniciou um processo dentro da política de prevenção ao tabaco, cigarros eletrônicos e outras drogas, em razão da gravidade da situação. Ela destacou que a preocupação é mundial com o crescimento do uso entre as crianças, adolescentes e jovens, e que o Brasil como segundo signatário na prevenção do controle de tabaco, está muito empenhado.
“E Mato Grosso do Sul está saindo na frente, porque é um trabalho que fazemos exatamente envolvendo as escolas dos municípios do Estado, para que possamos realizar um trabalho junto às crianças e adolescentes. Com este evento, o Conselho está propondo que o trabalho seja realizado na transversalidade e interdisciplinar, para que o tema de prevenção ao tabagismo e ao uso desses cigarros eletrônicos faça parte da grade curricular nas escolas, como o assunto sobre meio ambiente é abordado no âmbito escolar, por exemplo, os perigos do tabaco sejam debatidos para que as crianças e adolescentes possam lidar com o tema no dia a dia”, explicou Denise que também destacou a importante parceria do Tribunal de Contas e do presidente Jerson Domingos no apoio ao evento e no fomento à discussão.
Para a coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo, Dra. Sandra Silva Marques, tratar a questão do uso de substâncias psicoativas, principalmente, quando se fala na questão da qualidade de vida da população, é fundamental. E trazer o tema ao debate é necessário para que a atuação de prevenção seja realizada de modo intersetorial.
“Em São Paulo temos desenvolvido diversas ações intersetoriais com a educação, saúde, com a participação da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, no enfrentamento ao mercado ilícito de tabaco, com vistas nas ações de fiscalização, educação e saúde. Porque as pessoas ainda têm muitas dúvidas de como devemos atuar, e é exatamente o que estamos fazendo aqui hoje, promovendo eventos como este juntando forças e ideias para esse enfretamento”, finalizou Sandra Silva.
A "26ª Semana Nacional, Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas - Mato Grosso do Sul por uma geração sem nicotina", teve início nesta quinta-feira, 20, e foi até o dia 26 de junho. No primeiro dia realizado no Bioparque Pantanal foram debatidos os seguintes temas: O Trabalho Intersetorial da Política de Controle do Tabaco –Avanços e Desafios; O cigarro eletrônico faz mal? Mitos e Verdades, entre outros.
Na sexta-feira (21), o debate foi no auditório do CEAD, com o painel “Estratégias e Ações de Prevenção ao Uso de Cigarros Eletrônicos”.
No dia 26 de junho, o evento vai ser encerrado com a audiência pública “Enfrentamento e o Combate ao Cigarro Eletrônico e outras Drogas”, que será realizada na Câmara Municipal de Três Lagoas.
Olga Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário