terça-feira, 18 de junho de 2024

Lula detona presidente do Banco Central

 

                                            Foto; Divulgação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detonou o comportamento do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira (18), Lula acusou Campos Neto de trabalhar para prejudicar o país, dizendo que o funcionamento do BC é a única “coisa desajustada” no Brasil neste momento.


A crítica se deve à relutância do Banco Central em reduzir a taxa Selic, que determina os juros no Brasil. Atualmente, a taxa está em um patamar de 10,50% e a previsão é que ela seja mantida por decisão do Comitê de Política Monetária do BC (Copom), interrompendo uma sequência de sete cortes consecutivos.


Ao se referir diretamente a Campos Neto, Lula pôs em dúvida a idoneidade do presidente do Banco Central indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que ele teria colocado a autonomia do BC em xeque ao se submeter aos interesses do mercado e da oposição.


“Nós só temos uma coisa desajustada no Brasil nesse instante, é o comportamento do Banco Central, essa é uma coisa desajustada. Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que na minha opinião trabalha muito mais para prejudicar o país do que ajudar, porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”, afirmou o presidente Lula.


As críticas de Lula continuaram ao citar a reunião de Campos Neto com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).


“O que é importante saber é a quem esse rapaz é submetido. Como que ele vai para uma festa de São Paulo quase que assumindo um cargo no governo de SP. Cadê a autonomia dele?”, questionou.


A lei de autonomia do Banco Central prevê que o presidente e os diretores do Banco tenham mandatos fixos de 4 anos, não coincidentes com o mandato do Presidente da República, podendo ser reconduzidos uma vez, por decisão do Presidente da República. Com o mandato de Campos Neto se encerrando ao final deste ano, Lula deu indicativos que qual será o perfil do próximo indicado para o cargo - tudo isso em tom de crítica ao atual presidente.


“Vou escolher um presidente do BC que seja uma pessoa que tenha compromisso com o desenvolvimento desse país, controle da inflação, mas que também tenha na cabeça que a gente não tem que pensar só no controle da inflação, nós temos que pensar em uma meta de crescimento, porque é o crescimento econômico, da massa salarial que vai permitir a gente controlar a inflação”, pontuou Lula.



Pedro Nascimento

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.

Nenhum comentário: