Em virtude das investigações provocadas por supostas fraudes no concurso realizado no município de Douradina que vêm sendo desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a maioria dos vereadores locais vêm avaliando a possibilidade de afastar imediatamente o prefeito Professor Jean.
De acordo com notícias divulgadas pela imprensa local, uma das principais suspeitas recaem sobre a escolha da banca examinadora responsável pelo concurso deixa indícios que a escolha de seus membros possa ter sido direcionada para manipular os resultados e favorecer familiares e servidores comissionados ligados ao prefeito. Entre os beneficiados estariam sendo apontados o irmão, a cunhada e a sobrinha, secretária, esposo de secretária, filha e irmã de servidores em cargo de confiança, além de diversos outros parentes e colaboradores próximos ao prefeito.
Outras ações reforçam as suspeitas, como por exemplo a condução do concurso e entre as controvérsias estão a realização da prova de títulos antes da prova objetiva, que teria como objetivo tentar influenciar o resultado final em favor de alguns candidatos.
Após as evidências apontadas pelo Gaeco e outras existentes nas constantes defesas do prefeito sobre os envolvidos, assim como da banca aplicadora, a maioria dos vereadores considera necessário e urgente o afastamento do prefeito, garantindo assim a transparência e a imparcialidade das investigações.
Para os vereadores, em momento algum houve qualquer demonstração de preocupação com a Administração e o Município. “Qualquer outro Gestor que priorizasse a verdade, transparência e justiça, teria afastado as pessoas envolvidas, com objetivo de assegurar a segurança dos interesses municipais e inclusive dos envolvidos. A maioria entende que a presença do Prefeito no cargo, pode comprometer a apuração dos fatos, dificultando o acesso à verdade e à justiça.
Para Niva Pinto, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, “O desenrolar deste escândalo político não apenas impacta a administração pública local, mas também coloca em xeque a integridade do processo democrático em Douradina”.
Ele acrescenta ainda que “a pressão da sociedade civil e a cobrança por transparência continuam a moldar o curso dos eventos, refletindo um desejo coletivo por uma gestão pública íntegra e livre de influências indevidas”, complementando que “este é um momento crucial para a política local, onde a busca por justiça e ética no serviço público se sobrepõe a interesses individuais”, finaliza o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário