Foto: Reprodução
81.997 servidores de MS recebem metade dos vencimentos nesta semana, referente a primeira parcela do 13º e na semana que vem recebem salário integral de setembro.
O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais e anunciou que a folha de setembro também será paga de forma adiantada.
“O fato de Mato Grosso do Sul manter seus gastos com pessoal dentro dos limites legais, permite, entre outras coisas, a continuidade de investimentos e das políticas públicas, sem comprometer o pagamento regular de servidores”, explica Riedel.
No total, a medida vai contemplar aproximadamente 82 mil servidores ativos e inativos, injetando mais de R$ 300 milhões na economia sul-mato-grossense.
De acordo com o cronograma, a primeira metade do 13º salário será depositada na quarta-feira (24/09) e liberada para saque no dia 25 de setembro.
Já a folha de setembro será paga até a próxima sexta-feira, 3 de outubro. De acordo com o cronograma de pagamentos do Governo de MS, a segunda parcela do 13º salário será depositada dia 13 de dezembro.
O governador Eduardo Riedel (PP) destacou que a decisão busca equilibrar as contas públicas e estimular a economia em um período de retração.
“A antecipação de metade do 13º salário e do pagamento da folha é uma medida responsável que valoriza quem trabalha e movimenta a economia de Mato Grosso do Sul. É uma decisão que fortalece o consumo, mantém a confiança e garante equilíbrio neste momento em que o país desacelera”, afirmou.
A injeção de recursos ocorre às vésperas de datas estratégicas para o comércio, como o Dia das Crianças. Para a economista Regiane Dedé de Oliveira, do IFP-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio), o impacto será sentido em diferentes frentes.
“Esse recurso extra no bolso dos servidores pode ter dois efeitos positivos: impulsionar o consumo imediato em setores como vestuário, alimentação e lazer e, ao mesmo tempo, permitir a quitação de dívidas, liberando margem de crédito para compras futuras”, explicou.
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, reforçou o otimismo do setor: “Essas estimativas são animadoras para o empresário e um incentivo para que o comércio esteja preparado para atender à maior demanda”.
Levantamento do IPF-MS em parceria com o Sebrae mostra que, mesmo com retração no gasto médio por consumidor, aumentou a intenção de presentear, o que deve ampliar o fluxo nas lojas ao longo de outubro.
Além dos servidores ativos, o pagamento contempla também aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário