quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Brasil lança atestado digital para ampliar transparência e sustentabilidade no agro

 

                                            MAPA



Com foco em inovação, governança e sustentabilidade, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou o lançamento do atestado digital VMG (Verificação Agrícola, Monitoramento e Conformidade de Grãos). A medida, que utiliza inteligência artificial, blockchain e tecnologias geoespaciais, visa modernizar a concessão de crédito agrícola e reforçar a transparência na aplicação de recursos públicos destinados ao setor. A iniciativa ocorre em meio aos preparativos para a COP 30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).


A ferramenta digital permitirá que produtores rurais comprovem a execução de projetos técnicos exigidos nas linhas de financiamento agrícola. A comprovação será feita de forma automatizada, por empresas credenciadas, reduzindo a burocracia e aumentando a segurança na liberação de crédito. A nova política foi oficializada pela Instrução Normativa Conjunta SPA/SDI/SE nº 01, publicada em agosto de 2025.


“O Mapa tem atuado para melhorar fluxos, trazendo inovação que agiliza os processos e garante mais transparência na gestão pública agrícola. Isso reduz custos para os produtores e melhora a sua competitividade”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.


Recomendação do TCU e foco na governança


A implementação do VMG atende a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), que há anos aponta a necessidade de aprimoramento na capacidade governamental de monitorar a aplicação de recursos do Plano Safra. Com a nova ferramenta, o governo poderá verificar, em tempo real, se os projetos técnicos apresentados pelos produtores estão sendo executados conforme previsto.


Além de beneficiar os agricultores, o sistema gera dados anonimizados que servirão para orientar políticas públicas, otimizar a alocação de recursos e ampliar a resposta do governo em situações de crise, como as enchentes no Rio Grande do Sul.


Sustentabilidade e imagem internacional


A digitalização também fortalece a imagem do Brasil como liderança internacional em sustentabilidade na produção de alimentos. O atestado VMG é visto pelo governo como um diferencial competitivo diante de mercados que cada vez mais exigem rastreabilidade e práticas agrícolas sustentáveis.


O produtor terá acesso a um acompanhamento técnico digital ao longo da safra, com recomendações personalizadas, relatórios climáticos e um caderno de campo digital ao final do ciclo produtivo. O documento poderá ser utilizado como diferencial comercial, agregando valor aos grãos produzidos sob a infraestrutura do VMG.


Transformação digital no agro


Segundo o Mapa, a nova infraestrutura consolida a transformação digital do agronegócio brasileiro, ao integrar eficiência produtiva, rastreabilidade e governança. A expectativa é que a medida também sirva de vitrine para o Brasil durante a COP 30, ao evidenciar o compromisso do país com a modernização da gestão pública e a sustentabilidade ambiental.

Nenhum comentário: