quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Arquiteto morto em acidente aéreo no Pantanal fez pedido especial para conhecer a região

 

                                              Ascom




O arquiteto chinês Kongjian Yu, uma das quatro vítimas do acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, havia feito um pedido especial para conhecer a região.


Ele estava com o cineasta Luiz Ferraz e o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr, além do piloto Marcelo Pereira de Barros, dono do avião, que também morreu em decorrência da tragédia. 


Conforme informações da Agência Brasil, o produtor-executivo da companhia, Thomas Miguez, disse que Ferraz e Crispim estavam gravando material para um documentário que planejavam fazer sobre o trabalho de Yu, e que se chamaria Planeta Esponja.


“A viagem do professor Yu ao Brasil foi a convite da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, mas, como eles já estavam envolvidos na produção do filme, a visita ao Pantanal foi um pedido especial do professor, que não conhecia a região”, explicou Miguez à Agência Brasil.


Yu, professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório de arquitetura Turenscape, ministrou a conferência de abertura da Bienal Internacional de Arquitetura, realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, apresentando seu conceito de cidades-esponja. Duas semanas antes, ele havia participado da conferência internacional promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU 2025), realizada em Brasília, entre 4 e 6 de setembro.


O acidente envolveu um avião de pequeno porte, modelo Cessna, que explodiu ao atingir o solo, deixando os quatro corpos carbonizados. Além de Kongjian Yu, morreram os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros.


As causas da queda ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), com apoio do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário: