Inflação fica em 0,56% em março (Foto: Reprodução)
A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), registrou alta de 0,56% em março, conforme dados divulgados na quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O aumento foi impulsionado principalmente pela alta dos preços dos alimentos, que seguem pressionando o orçamento das famílias.
De acordo com o IBGE, a alimentação no domicílio foi o item que mais pesou no índice, com destaque para a elevação nos preços da cenoura, batata-inglesa, arroz e frutas. Produtos como leite longa vida e carnes também apresentaram variação positiva, contribuindo para o avanço da inflação no mês.
No acumulado de 12 meses, o IPCA atingiu 3,93%, ainda dentro da meta de inflação definida pelo Banco Central para este ano. Apesar da alta mensal, o resultado é considerado controlado, mas especialistas alertam que o comportamento dos alimentos nos próximos meses será decisivo para o ritmo da inflação e para as expectativas sobre a taxa básica de juros (Selic).
Outro fator de pressão observado em março foi o grupo de Transportes, influenciado pelo reajuste nos preços da gasolina e das passagens aéreas. Já setores como Vestuário e Comunicação registraram queda nos preços, ajudando a conter um avanço maior do índice geral. (Com CNN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário