terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: personalidades e especialistas se unem para promover a saúde mental

 

Especialistas alertam para distúrbios e doenças de origem mental ou emocional que fazem muita gente fraquejar



Você já ouviu falar em Janeiro Branco? Trata-se da campanha, criada em 2014 sob a inspiração de iniciativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, voltadas para o combate ao câncer, que busca chamar atenção para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.


O assunto vem mobilizando cada vez mais os especialistas em comportamento humano e a sociedade como um todo, e hoje, às 19h (horário de MS), será debatido em uma live, que vai contar com a participação do psicólogo Leonardo Abrahão, um dos criadores do Janeiro Branco, e de mais quatro convidados: 


A youtuber e ex-cantora Dani Russo, os humoristas Everson Dantas e Isaías e a ex-BBB Gabriela Hebling.  


A transmissão, ao vivo, é uma iniciativa da Psicologia Viva, plataforma de atendimento psicológico on-line que realiza em torno de 100 mil consultas por mês e possui escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Santiago (Chile). 


Para acompanhar a conversa, basta acessar o canal da Psicologia Viva no YouTube.


Nesta época do ano, especialmente em meio a situações de risco e de comoção, a exemplo da pandemia, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações e emoções. E, ao fazer isso, infelizmente, a maioria não consegue enxergar o fundo do poço. 


Está aberto o caminho para quadros de ansiedade, de depressão e de outros distúrbios, que, de maneira geral, são frutos da insegurança diante do novo e da falta de perspectivas.


BURNOUT

Influenciadores digitais, os quatro convidados da live darão o próprio testemunho sobre como andam “se virando” em tempos tão atribulados para cuidar da cabeça e compartilharão a experiência de suas sessões de terapia. 


Eles participaram da primeira temporada da websérie “Realmente”, que tem a meta de conscientizar adolescentes, jovens adultos e familiares sobre a importância do acompanhamento psicológico e de desmistificar a terapia. 


Fabiano Carrijo, da Psicologia Viva, será o mediador da live, que contará ainda com a participação da psicóloga Luciene Bandeira.


De acordo com uma pesquisa recente do Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia. O mercado de trabalho é um dos carros-chefes entre os segmentos em que os danos são mais visíveis. 


Uma prova disso, que demonstra a gravidade do cotidiano profissional, é a inclusão do burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional) na relação de doenças do trabalho.


“Não é à toa que o cuidado com a saúde mental está tão em evidência. Em épocas em que processamos tantas informações e acumulamos preocupações, infelizmente está se tornando comum ver casos em que o psicológico afeta o corpo e a qualidade de vida das pessoas de maneira geral". 


"É um ponto que cresceu muito com as mudanças sociais, e as empresas de saúde devem dar a devida atenção a ele”, afirma Vitor Moura, da startup VidaClass, que presta serviços na área da saúde para mais de 200 mil usuários.

Nenhum comentário: