sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Docentes e alunos da UEMS são destaque em evento internacional

 

                                             Foto Divulgação


Docentes e alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ficaram em destaque no 15º Fórum Internacional de Turismo das Cataratas, realizado durante o 16º Festival das Cataratas, em dezembro de 2021. O evento é considerado o maior fórum científico de turismo das Américas e nessa edição ocorreu em formato híbrido (presencial e on-line).


Na categoria “Relatos de Experiência” a UEMS ficou com a primeira colocação, com a produção de Orlando Jose Bastidas: “Factibilidad del turismo de base comunitaria como desarrollo sostenible: Experienca realizada en la region andina Venezolana”. 


Aluno do doutorado em Recursos Naturais, na Unidade de Dourados, Orlando Jose Bastidas, de 31 anos, é natural da Venezuela e pesquisa na linha de Ambiente, sociedade e desenvolvimiento rural, abordando a temática do desenvolvimento sustentável por meio da agricultura familiar orgânica como soberania alimentar entre Brasil e Venezuela.


Ele é doutorando na UEMS por meio das bolsas da Organização dos Estados Americanos (OEA), é formado em Geografia pela Universidade dos Andes, na Venezuela, fez mestrado em Desenvolvimento Regional e também em Educação Ambiental, ambos na Vezuela.


Na UEMS ele também faz parte dos grupos de pesquisa na área de Governo e Sociedade e na área do Turismo. No congresso ele participou apresentando o resultado de seu trabalho de três anos na região Andina da Venezuela, antes de vir para o Brasil. A investigação foi uma ação para promover o turismo de base comunitária  nas pequenas comunidades na Venezuela.


“O turismo tem muito em comum com os recursos naturais e os atrativos potenciais que pode-se ter em cada localidade. A minha proposta é aproveitar os recursos naturais e recursos humanos que cada comunidade tem para promover um turismo sustentável a medida que as pessoas das comunidades se capacitem e possam equilibrar a parte ambiental com a parte econômica, para que os recursos ambientais não se esgotem”, destacou ele.



Orlando Jose Bastidas visitou comunidades em que a principal atividade econômica era agricultura, mas que tinham recursos humanos e naturais que poderiam ser utilizados para a implatação de turismo ecológico de base comunitária. Com isso iniciaram as capacitações para que a população pudesse administrar os recursos de forma sustentável – momento em que foram inseridos profissionais de diversas áreas para se obter uma ação transformadora numa comunidade de 3 mil pessoas.


Na categoria “Artigos Científicos”, a UEMS ficou em segunda colocação, com o grupo formado pelos docentes Dores Cristina Grechi e Giovane Silveira da Silveira e pelos alunos Danilson Ivandro Gonçalves da Veiga e Fabio Roberto Cordeiro da Silva (que apresentou o trabalho), com “Turismo e Desenvolvimento em Território de Fronteira: aspectos sobre política, governança e uso de dados”.


O trabalho é resultado da disciplina de Turismo e Desenvolvimento que acontece no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS de Ponta Porã.


De acordo com a professora Dores Cristina Grechi, esse foi um trabalho conjunto entre dois professores e dois alunos da disciplina. A proposta nasceu da necessidade que eles identificaram de ter acesso a dados específicos do turismo em regiões de fronteira.


“Esse é um primeiro passo para nós fomentarmos este assunto no próprio Programa e tentar desenvolver ele com apoio de mais colegas e acadêmicos do programa que estejam interessados no assunto. Foi um passo inicial no processo de construção de um banco de dados para o turismo na fronteira”, destacou a docente.

Nenhum comentário: