quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CASOS DE COVID DISPARAM APÓS FESTAS DE FIM DE ANO E REGISTRAM ALTA DE 413%

 



O cenário epidemiológico brasileiro vem registrando um expressivo aumento após as festas de final de ano no país. Só nos últimos 15 dias, o Brasil registrou aumento de 413,41% nos diagnósticos por covid-19, um efeito do relaxamento das medidas sanitárias nos deslocamentos, festas e reuniões feitos em meio à chegada da variante ômicron no país.


Ao todo, o país já totaliza 619.559 mortes e 22.349.605 casos desde o início da pandemia.


Das regiões que mais registram novos infectados, destacam-se estados litorâneos, principal destino de turistas nas férias de fim de ano. Segundo dados das Secretarias de Saúde estaduais desta quarta (5), os estados do Rio de Janeiro (3.469), Sergipe (13), Ceará (315), Bahia e Mato Grosso (796) são os que apresentam maior alta de contaminados.


Destinos turísticos

Cidades conhecidas por abrigarem as principais festas de ano novo sofreram um rápido crescimento de novos casos de covid e influenza após as festividades. Na região Nordeste, os estados da Bahia, Ceará e Piauí se destacam.


Em Cajueiro da Praia, município piauiense de 7.200 habitantes, o réveillon causou um aumento de 10% do vírus desde o primeiro registro na pandemia. Após as festas, 123 casos foram detectados em 2022.



Do número, 103 não eram moradores da região. A cidade atraiu turistas para a praia de Barra Grande, na festa de seis dias do Réveillon das Emoções. A recomendação do estado era de não promover festas de final de ano mas, no entanto, empresas privadas realizaram eventos.


Hoje, o Piauí acumula 335 mil casos de covid-19. De acordo com a secretária de Saúde, na primeira semana do ano foram registrados 224 novos testes positivos.


Em Salvador, na Bahia, os registros não eram superiores a 30 casos até 3 de janeiro. Os números saltaram após as festas de fim de ano, chegando a 112 casos por dia nesta primeira semana de 2022. Dados da secretaria de Saúde baiana mostram que a maior parte dos casos são de turistas que foram ao estado passar o réveillon em praias como Itacaré, Boipeba e Morro de São Paulo.


O estado da Bahia reúne 1,27 milhão de casos positivos e 57% dos leitos de UTI adultos ocupados.


Em Fortaleza o percentual de testes positivos para covid não chegava a 1% no início de dezembro, mas subiu para 11% nos últimos dias. O aumento nos casos após as festas de final de ano resultaram na antecipação do cancelamento do carnaval no estado.


O Ceará teve 957 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia. O número total de testes positivos de 23 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 22 foi de 3.273.


DataSUS fora do ar

Desde a última tentativa de ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde, o DataSUS, sistema que reúne os principais dados da pandemia, está fora do ar. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o sistema deve ser reestabelecido até o dia 15 de janeiro.


Mas o e-SUS Notifica, formulário utilizado pela rede de saúde pública e privada do país para notificar casos e mortes por covid-19 diretamente à pasta, também está fora do ar. Os dados, que deveriam ser atualizados a cada 24 horas no sistema, estão represados, impactando o cenário da pandemia no país, bem como suas análises para melhor gestão da situação em cada estado e município.


O Ministério da Saúde afirma que o sistema já foi reestabelecido há mais de 10 dias, mas secretarias estaduais e municipais negam.

Nenhum comentário: