quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Caravana da saúde terá quatro novos procedimentos

 

Saúde disponibilizará 1.227 exames de cateterismo, 400 procedimentos de litotripsia e 1.353 de urodinâmica

Karine Alencar

A nova etapa da Caravana da Saúde- Opera Mais MS, terá outros quatro procedimentos, como: cateterismo, litotripsia e urodinâmica, bem como cirurgia na área ortopédica.


A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses), no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (12).


Com a nova resolução, a saúde deve disponibilizar cerca de 1.227 exames de cateterismo, 400 procedimentos de litotripsia (exame de pedra nos rins realizada por ultrassom) e 1.353 de urodinâmica.


Para prestar o atendimento, as secretarias municipais precisam solicitar a adesão ao programa para a SES entre os dias 17 a 21 de janeiro.


No pedido, a unidade deve especificar a quantidade de procedimentos a serem realizados em operações e exames. Os procedimentos devem ser prestados de janeiro a abril deste ano.


Em novembro de 2021, o governo do Estado anunciou quantitativo de R$ 120 milhões para atender a nova fase da Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul.


Em dezembro, o montante foi direcionado aos municípios para atender 70 mil pedidos de cirurgias e 50 mil solicitações de exames pendentes.


Para atender a demanda que ficou parada durante a pandemia de Covid-19, o governo se comprometeu a contratar empresas privadas para realizar os procedimentos nos 79 municípios.


Os exames e as cirurgias eletivas serão realizados até o mês de outubro deste ano, em atendimentos nas unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas.


Além dos novos exames, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia também serão feitas.


Serão realizados ainda, operações ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas.


Com  informaçâo  do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: