quarta-feira, 20 de outubro de 2021

PF apreende armas e drogas em investigação de compra de votos

 



Armas, munições e drogas foram encontradas pela Polícia Federal durante buscas da Operação Mercês, que investiga esquema de compra de votos na última eleição municipais de Corumbá, município localizado na região de fronteira com a Bolívia. Os alvos da ação são servidores públicos e vereadores da cidade que teriam usado a estrutura pública para ganhar apoio político.


Conforme informações preliminares, duas pistolas e munições foram encontradas em um dos endereços visitados pelos policiais na manhã desta terça-feira (19). Em outro local, foram apreendidas pequenas porções de drogas. O proprietário chegou a ser levado para a delegacia, mas como o flagrante configurou uso pessoal de droga, ele foi liberado após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência.


Não há informações sobre prisões. A operação cumpre sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Todos são servidores públicos ou integrantes do Poder Legislativo municipal.


Segundo a Polícia Federal, o grupo usou a estrutura pública para negociar troca de favores, ou troca de benefícios e assim conseguir apoio político para suas candidaturas nas eleições municipais de 2020.


Até o momento, as apurações apontam que o grupo teria praticado crimes eleitorais e contra a administração pública. Toda a operação segue em sigilo e, por isso, os nomes dos investigados não foram divulgados pela polícia.


Em nota oficial enviada ao site Diário Corumbaense, a Câmara de Corumbá afirmou que investigação federal “não tem nada a ver” com a instituição. “A ação está relacionada à possível associação criminosa voltada a compra de votos nas eleições de 2020, e os investigados são pessoas físicas que teriam praticado crimes eleitorais".


O termo “mercês”, que dá nome a operação, vem do latim e sintetiza o modo de funcionamento da prática eleitoreira clientelismo, esquema observado na investigação.


Nenhum comentário: