sexta-feira, 11 de junho de 2021

Vacina da Janssen chega ao Brasil na próxima terça-feira, diz secretário

 


Governo Federal deve receber 3.050.000 doses, de acordo com Geraldo Resende


Naiara Camargo

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que a vacina Janssen deve chegar ao Brasil na próxima terça-feira (15). O anúncio foi feito em live na manhã desta sexta-feira (11).


De acordo com Resende, o Governo Federal receberá 3.050.000 doses. O quantitativo divulgado anteriormente era de três milhões.


Mato Grosso do Sul receberá 38,4 mil doses da Janssen. No entanto, o Estado pode receber por volta de 210 mil doses, após solicitações feitas ao Ministério da Saúde.


“Pedimos para que o fundo de reserva desse três milhões de vacinas a serem encaminhadas, cerca de 126 mil dessas vacinas (5%), pudesse ser encaminhada ao noso Estado. Há informações não oficiais que nós haveremos de receber esse fundo de reserva acrescido de 50 mil doses que virão”, afirma Resende.


A vacina deverá ser aplicada em brasileiros imediatamente, tendo em vista que seu prazo de validade é em 27 de junho.


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) havia enviado um ofício ao Ministério da Saúde solicitando que as 3 milhões de doses da vacina Janssen fossem enviadas ao Estado, mas o pedido foi negado.


Janssen

A Janssen é a quarta vacina contra Covid-19 a ser aplicada em Mato Grosso do Sul. 


A Janssen, produzida pela empresa americana Johnson & Johnson, possui eficácia geral de 66%. 


Para casos graves, sua eficácia é de 76,7% após 14 dias da vacinação, e de 85,4% após 28 dias da vacinação, de acordo com a bula da vacina.


Ao contrário de outros imunizantes, a Janssen é aplicada em apenas uma dose, de 0,5ml. Pessoas com mais de 18 anos podem tomar a vacina.


A vacina deve ser armazenada em freezer na temperatura entre -25ºC e -15ºC. 


Quando retirada do congelador, deve ser refrigerada nas temperaturas de 2ºC à 8ºC. Uma vez descongelada, a vacina não pode ser congelada novamente.


As reações adversas à vacina mais comuns são dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, náusea e febre.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: