sexta-feira, 18 de junho de 2021

"Temos condições de termos 75% da população de MS imunizada até agosto", diz Geraldo Resende

 



Mato Grosso do Sul já aplicou 1.422.870 doses entre primeira e segunda aplicação


Thais Libni

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende informou que 75% da população do Estado deve estar imunizada até agosto. 


Segundo Resende o objetivo é fazer com que MS seja um dos primeiros estados do Brasil a atingir total imunização.


“Eu vi a brincadeira sobre a disputa saudável de vacinação entre os governadores de São Paulo [João Doria] e do Rio de Janeiro [Eduardo Paes]. Se recebermos os lotes de vacinas que estão previstos, acredito que teremos condições de em agosto, termos pelo menos 75% da população imunizada. Acredito que poderemos ser o primeiro estado a imunizar todo o público alvo”.


Mato Grosso do Sul já aplicou 1.422.870 doses desde o início da imunização no estado. Destas, 1.028.711 foram destinadas à primeira dose e 394.159 foram segunda dose. 


Ao todo, o Estado já recebeu 1.517.720 doses de vacinas, sendo elas; AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. 


Atual momento 

Com a chegada de 70.160 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 32.760 doses da Pfizer e 37.400 da Coronavac, que serão distribuídas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 46 municípios de MS puderam retomar a vacinação incluindo Campo Grande. 


A Capital ficou seis dias sem vacinar a população. Nesta sexta-feira (18) conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), pessoas com 49 ano ou mais podem se vacinar, além de pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante CoronaVac até o último dia 2 de junho. 


Imunização de menores

O Mato Grosso do Sul autorizou o início da vacinação em adolescentes a partir de 12 anos, que tenham comorbidades.


Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (18), o governo esclarece que a imunização desse público será apenas com doses da Pfizer.


Nesta fase, apenas àqueles que possuírem alguma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19, poderão se vacinar.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação da Pfizer em adolescentes com 12 anos ou mais no Brasil no dia 11 de junho.


Em Campo Grande, a prefeitura abriu cadastro para de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades.

Nenhum comentário: