domingo, 20 de junho de 2021

Malásia pede e proibição do óleo de palma será revista

 



"A Malásia continuará empenhada em tomar medidas legais contra a UE"
Por:  -Leonardo Gottems

A Organização Mundial do Comércio (OMC) aceitou um pedido do governo da Malásia para estabelecer um painel para examinar uma lei da União Europeia que restringe o uso de biocombustíveis à base de óleo de palma.  


De acordo com a diretiva de energia renovável da UE, os biocombustíveis feitos de óleo de palma serão eliminados até 2030, pois o bloco classificou o óleo de palma como causador de desmatamento excessivo e não pode mais ser considerado um combustível de transporte sustentável. 



Os produtores de óleo de palma disseram que alguns países membros da UE começaram a retirá-lo antes do prazo, gerando um aumento nas tensões bilaterais à beira de uma guerra comercial entre o Sudeste Asiático e a Comunidade Europeia. 


Em seu site oficial, o Parlamento indonésio postou comentários do Dr. Herman Khaeron, membro do Comitê de Comércio Internacional da Malásia, que recomendou publicamente a proibição da importação de produtos lácteos belgas, um dos países que tomaram a iniciativa de proibir o uso de biocombustíveis derivados do óleo de palma. A Malásia, o segundo maior produtor mundial de óleo de palma atrás da Indonésia, iniciou processos separados na OMC nos últimos anos, dizendo que as medidas da UE são discriminatórias. 


"A Malásia continuará empenhada em tomar medidas legais contra a UE", disse o ministro malaio de commodities, Datuk, Dr. Mohd Khairuddin Aman Razali. A Malásia e a Indonésia juntas produzem 85% do óleo de palma do mundo. 


Em nota, Mohd Khairuddin disse que a OMC concordou com um segundo pedido da Malásia para que um painel seja estabelecido. O pedido foi apresentado porque as consultas com a UE em 17 de março não produziram uma solução. 


Nenhum comentário: